Trabalho analisa docência de língua inglesa na infância

Trabalho analisa docência de língua inglesa na infância

Foto: Divulgação

A mestranda Andréa Cristina Gomes Monteiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende sua dissertação nessa sexta-feira, dia 30, a partir das 8 horas, na sala I-407.
 
“A profissionalização docente de língua inglesa para o trabalho com a infância na escola” é o título do trabalho.
 
Compõem a Banca Examinadora: Presidente:  Prof(ª) Dr(ª) Marcia Regina Selpa Heinzle/FURB; Titulares:Prof(ª) Dr(ª) Márcia de Souza Hobold/UFSC; Prof(ª) Dr(ª) Maristela Pereira Fritzen/FURB; Suplente:Prof(ª) Dr(ª) Daniela Tomio/FURB
 
Resumo da dissertação
 
Tornar-se professor é um processo que se constitui ao longo da vida, pode iniciar na infância, passando pela formação inicial e se consolidando na atuação cotidiana e na formação continuada.
 
Partindo desse pressuposto, este estudo questiona como se constitui a profissionalização docente de Língua Inglesa para o trabalho com a infância? Especialmente se considerado que as propostas curriculares de formação de professores nem sempre trazem como objeto de estudo a infância.
 
Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação (PPGE) da FURB, na linha de pesquisa Processos de Ensinar e Aprender, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES).
 
Portanto, objetivou compreender a constituição da profissionalização docente de Língua Inglesa para o trabalho com a infância. Para cumprir esse objetivo geral, foram traçados três objetivos específicos: a) Caracterizar o perfil dos professores de Língua Inglesa de uma Rede Municipal de Ensino ao norte de Santa Catarina que lecionam para a infância; b) Analisar os constituintes da profissionalização docente de Língua Inglesa para o trabalho com a infância; c) Elucidar os principais desafios da profissionalização docente a partir de trajetórias de professores de Língua Inglesa para a infância.
 
Nos procedimentos metodológicos foram elencados três instrumentos de geração de dados: a) formulário; b) memorial; e c) entrevista, sendo que os sujeitos que participaram da pesquisa foram sete professores de inglês concursados que atuam nos anos iniciais em uma Rede Municipal de Ensino ao norte de Santa Catarina.
 
Ressalta-se que esta é uma pesquisa qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994), descritiva (SIENA, 2007) e (auto)biográfica (ABRAHÃO, 2003). Os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os pressupostos teóricos utilizados na compreensão dos conceitos de saberes docentes, identidade e formação de professores são provenientes de  Garcia (1999, 2009), Tardif (2000, 2012), Dubar (2005) e Imbernón (2009, 2011).
 
A partir dos formulários, elaborou-se um perfil do profissional pesquisado. Dessa forma entende-se aspectos relacionados à formação desses profissionais e campo de atuação nos quais eles se desenvolvem profissionalmente.
 
Através da análise dos memoriais e das entrevistas, observou-se que os docentes são influenciados por constituintes sociais como a família e amigos, os mestres, os professores mais experientes e os gestores, que operam tanto nas suas escolhas quanto à profissão como no fazer docente com as crianças.
 
Em relação à atuação docente com crianças, os professores destacam: a busca por saberes pedagógicos; consolidação dos saberes docentes a partir da prática e perspectiva dos alunos; importância da formação inicial e continuada; e falta de valorização do trabalho docente. Como considerações a este estudo, entende-se que a profissionalização docente se dá através de diversos atores sociais, mas principalmente se consolida na atividade docente. Sugere-se, ainda, que os cursos de licenciatura possam promover reflexões curriculares a respeito da profissionalização do docente para atuar com a infância.