Dissertação analisa imigração de haitianos para Rio do Sul

Dissertação analisa imigração de haitianos para Rio do Sul

Foto: Recorte de mapa da net

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB convida a comunidade para assistir a defesa pública da dissertação de mestrado de Thiago de Oliveira da Silva, na próxima segunda-feira, dia 15, a partir das 14h30min, na sala R-301.
O título da dissertação é “Imigração de haitianos para Rio do Sul: mercado de trabalho e território”.
 
A Banca Examinadora é formada por: Prof. Dr. Luciano Felix Florit (FURB - Presidente), Prof. Dr. Pedro Martins (UDESC); Prof..Dr. Leonardo Brandão (FURB), Profa. Dra. Lilian Branck de Oliveira (FURB).
 
Resumo da dissertação
 
Movimentos migratórios estão presentes em toda a história da humanidade. Contudo na história particular de países como o Brasil e Haiti a imigração é um ponto comum. Ambos os países foram colonizados por europeus, tiveram sua população nativa massacrada além, é claro, da imigração forçada de milhares, talvez milhões de escravos oriundos do continente africano.
 
Nesse inicio de século XXI, a história desses países se cruza novamente, agora com a participação do Brasil na liderança das forças de estabilização da ONU presentes no Haiti, missão essa conhecida como MINUSTAH.
 
Em decorrência do terrível terremoto que destruiu o Haiti em 2010 tem inicio um novo ciclo de migrações na história desses países, onde milhares de haitianos partem em direção ao Brasil na busca por uma oportunidade de reconstruir suas vidas.
Muitos desses imigrantes chegam em Santa Catarina, mais especificamente na cidade de Rio do Sul, atraídos pela proposta de emprego de setores específicos da economia, nesse caso, da indústria da carne.
 
O trabalho tem então, como objetivo analisar a chegada desses imigrantes em Rio do Sul, a relação que a imigração tem com o desenvolvimento da região.
 
Para tanto utilizamos como instrumentos de pesquisa a revisão bibliográfica, bem como, a realização de entrevistas “semi-estruturada” com autores importantes ligados a esses movimentos, entre eles, as principais empresas contratantes na cidade, a Pamplona Alimentos SA e a Metalúrgica Riosulense SA. Foram realizadas entrevistas também com profissionais da secretaria de Assistência Social do município, além das imobiliárias da cidade que alugam imóveis para os imigrantes.
 
Para melhor entendimento o trabalho está dividido em 4 capítulos. No primeiro são apresentadas as bases teóricas e metodológicas do estudo, no segundo aspectos centrais sobre a história do Haiti que transformaram esse país em um dos maiores fornecedores de imigrantes no mundo. No terceiro é abordada a relação do Brasil com a imigração, bem como a chegada dos primeiros imigrantes haitianos. No quarto e último capítulo discutimos os impactos da chegada dos imigrantes haitianos em Rio do Sul – SC.