Trabalho avalia mudanças climáticas e desenvolvimento urbano
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [10/03/2017] [11 h46]
A mestranda Samara Braun, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, faz a defesa pública da dissertação, hoje, dia 10, a partir das 14h30min., na sala R-302 (campus 1).
O título do trabalho é “O mar e a cidade: mudanças climáticas e o desenvolvimento urbano em Joinville (SC)”
A Banca Examinadora é composta pelo Prof. Dr. Juares Jose Aumond (FURB); Prof. Dr. Paulo Ivo Koehntopp (Univille); Profa. Dra. Cristiane Mansur de M. Souza (FURB); Prof. Dr. Oklinger Mantovaneli Junior (FURB).
Resumo da dissertação
As atividades humanas, notadamente a partir da revolução industrial, provocaram inúmeras mudanças nos ecossistemas urbanos e nos ecossistemas naturais. As mudanças climáticas e seus efeitos provocados pelo aquecimento global já vem afetando intensamente os espaços naturais e urbanos. Entre os mais graves efeitos ocasionados pelas mudanças climáticas está a elevação do nível do mar. As previsões dos modelos climáticos para o final deste século indicam elevação do nível médio global do oceano em 82 centímetros, impactando 70% das zonas costeiras do mundo.
Neste contexto de mudanças climáticas, as cidades apresentam um paradoxo: são um dos agentes que contribuem para o aquecimento global e também são as áreas mais susceptíveis aos impactos dessas mudanças climáticas. No Brasil, a produção do espaço urbano na faixa litorânea vem gerando conflitos devido à valorização e especulação imobiliária e o uso e ocupação de áreas ambientalmente frágeis e de elevada vulnerabilidade ambiental.
A urbanização da cidade litorânea de Joinville, em Santa Catarina, vem ocorrendo sobre sítios susceptíveis às inundações decorrentes da elevação do nível do mar, tais como os mangues e baixios, notadamente nos períodos de marés altas.
O objetivo geral deste trabalho foi identificar, caracterizar e avaliar os impactos nas áreas urbanas vulneráveis à elevação do nível do mar, em função das mudanças climáticas, para subsidiar o planejamento urbano do município de Joinville.
A metodologia proposta é exploratória e descritiva quanto aos objetivos e quanti-qualitativa em relação ao processo. Os resultados incluem a análise dos planos urbanos e a relação com as áreas de vulnerabilidade ambiental, bem como simulações de áreas sujeitas à elevação do nível do mar, com o cruzamento dos mapas e dados secundários e primários levantados na pesquisa.
Baseado nos resultados obtidos pretende-se subsidiar o Planejamento Urbano de Joinville na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Diante do advento das mudanças climáticas, o planejamento e as ações sobre o espaço precisam ser compatíveis e dialogados, sendo a regulação do espaço urbano uma das estratégias de transição para um sistema integrado, que compreenda tanto a mitigação quanto a adaptação e a resiliência.