Psicologia realiza aula magna sobre cinema e loucura
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [09/03/2017] [15 h20]
Foto: Divulgação
O Curso de Psicologia da FURB realiza nesta sexta-feira (10-03), às 18h30min, no auditório do Bloco J, Campus I, a aula magna de abertura do semestre, intitulada Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes, com O Prof. Dr. Elie Cheniaux. A mediação do debate será com o Prof. Álvaro Luiz de Aguiar.
A discussão traz como tema a relação entre cinema e loucura, e usa filmes e diretores clássicos como Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Martin Scorcese entre outros para fazer uma análise de como a arte pode retratar os transtornos mentais.
A discussão traz como tema a relação entre cinema e loucura, e usa filmes e diretores clássicos como Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Martin Scorcese entre outros para fazer uma análise de como a arte pode retratar os transtornos mentais.
Graças ao seu caráter lúdico, filmes comerciais vêm sendo utilizados com grande êxito em diferentes ambientes educacionais. Partindo dessa perspectiva, o cinema pode servir ainda como um instrumento de ensino para professores que ministram disciplinas de psicopatologia ou psiquiatria. Na sala de aula, com grande frequência, alunos espontaneamente fazem perguntas sobre qual diagnóstico psiquiátrico seria o mais adequado para determinados personagens de filmes. Além disso, exemplos desse tipo costumam despertar o interesse dos alunos e funcionam bem nas aulas teóricas.
Será apresentada uma discussão sobre dez filmes - “Como se fosse a primeira vez”, “Uma mente brilhante”, “Clube da luta”, “Mr. Jones”, “Noivo neurótico, noiva nervosa”, “Um corpo que cai”, “Melhor é impossível”, “Freud, além da alma”, “As três máscaras de Eva” e “Crepúsculo dos deuses” -, para ilustrar dez transtornos mentais. Como esses filmes não foram criados originalmente com propósitos didáticos ou acadêmicos – naturalmente os parâmetros artísticos e comerciais é que balizaram a sua produção -, é inevitável que os transtornos mentais tenham sido mostrados pelos cineastas de forma equivocada ou distorcida, não fiel ao que acontece com pacientes reais. Essas eventuais falhas, quando apontadas, da mesma forma que as descrições mais fidedignas do adoecimento mental, podem representar um interessante foco de discussão com os alunos na sala de aula, tornando-se, portanto, um valioso recurso de ensino.
Perfil
Prof. Dr. Elie Cheniaux possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, residência médica em psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é médico do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de membro-associado e docente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, sendo também autor dos livros "Cinema e loucura: conhecendo os transtornos mentais através dos filmes" e "Manual de Psicopatologia".
Perfil
Prof. Dr. Elie Cheniaux possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, residência médica em psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é médico do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de membro-associado e docente da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, sendo também autor dos livros "Cinema e loucura: conhecendo os transtornos mentais através dos filmes" e "Manual de Psicopatologia".