Educação escolar do povo Laklãnõ/Xokleng é tema de pesquisa
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [27/09/2018] [10 h43]
Foto: Divulgação
Partindo do pressuposto que, por meio da educação escolar indígena intercultural, diferenciada, específica e bilíngue os povos indígenas é possível identificar possibilidades de/para (re)construir a história e cultura, além de defender e exigir o cumprimento dos direitos conquistados legalmente em âmbito nacional e internacional é que doutoranda Karla Lucia Bento iniciou a pesquisa.
Intitulada “Povo Laklãnõ/Xokleng em processos de decolonização: uma leitura a partir da escola indígena de educação básica Vanhecu Patté – Aldeia Bugio/Terra Indígena Ibirama/SC”, a tese de doutorado está vinculada à linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento no Território do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB e Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento – GPEAD.
A pesquisa foi desenvolvida na Escola Indígena de Educação Básica Vanhecu Patté, localizada na Aldeia Bugio, Terra Indígena Ibirama/SC. O principal objetivo foi identificar tempos, espaços e lugares presentes nos processos de educação escolar indígena intercultural e diferenciada, na comunidade escolar da EIEE Vanhecu Patté - Aldeia Bugio.
Foram analisados um Dossiê Pedagógico elaborado em uma Oficina de Produção de Textos a partir de Encontros Dialogados mediados por questões geradoras com professores e gestores da EIEB Vanhecu Patté e da transcrição de um documentário produzido em Roda de Conversa com sábios e anciões da Aldeia Bugio/TII. Além desse documento, foram analisados projetos pedagógicos, planejamentos e registros de atividades e TCCs de autoria de professores da escola, desenvolvidos na conclusão da Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC e disponibilizados online na página dessa Universidade.
Para saber mais detalhes e os resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para terça-feira, dia 9 de outubro.
Intitulada “Povo Laklãnõ/Xokleng em processos de decolonização: uma leitura a partir da escola indígena de educação básica Vanhecu Patté – Aldeia Bugio/Terra Indígena Ibirama/SC”, a tese de doutorado está vinculada à linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento no Território do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB e Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento – GPEAD.
A pesquisa foi desenvolvida na Escola Indígena de Educação Básica Vanhecu Patté, localizada na Aldeia Bugio, Terra Indígena Ibirama/SC. O principal objetivo foi identificar tempos, espaços e lugares presentes nos processos de educação escolar indígena intercultural e diferenciada, na comunidade escolar da EIEE Vanhecu Patté - Aldeia Bugio.
Foram analisados um Dossiê Pedagógico elaborado em uma Oficina de Produção de Textos a partir de Encontros Dialogados mediados por questões geradoras com professores e gestores da EIEB Vanhecu Patté e da transcrição de um documentário produzido em Roda de Conversa com sábios e anciões da Aldeia Bugio/TII. Além desse documento, foram analisados projetos pedagógicos, planejamentos e registros de atividades e TCCs de autoria de professores da escola, desenvolvidos na conclusão da Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC e disponibilizados online na página dessa Universidade.
Para saber mais detalhes e os resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para terça-feira, dia 9 de outubro.
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Doutorado em Desenvolvimento Regional
Tese: “Povo Laklãnõ/Xokleng em processos de decolonização: uma leitura a partir da escola indígena de educação básica Vanhecu Patté – Aldeia Bugio/Terra Indígena Ibirama/SC”
Doutoranda: Karla Lucia Bento
Orientadora: Lilian Blanck de Oliveira
Defesa: dia 9 de outubro (terça-feira), às 14h, na Sala F-101, Campus 1 da FURB
Doutoranda: Karla Lucia Bento
Orientadora: Lilian Blanck de Oliveira
Defesa: dia 9 de outubro (terça-feira), às 14h, na Sala F-101, Campus 1 da FURB