Especialização em Acupuntura da FURB inclui a auriculoterapia e outras técnicas da medicina tradicional chinesa

Especialização em Acupuntura da FURB inclui a auriculoterapia e outras técnicas da medicina tradicional chinesa

Foto: Lucas Adriano

Promover a qualidade de vida utilizando técnicas e conhecimentos milenares, associados a novos recursos terapêuticos e tecnologias da neurociência é uma realidade na FURB. Até 10 de junho, estão abertas as inscrições para o curso de especialização em acupuntura na FURB. Na última quinta-feira (29), estudantes, docentes e servidores da instituição participaram de um encontro que antecede as aulas regulares do curso, que será iniciado em 14 de junho, para conhecer mais sobre a auriculoterapia, que é uma das várias nuances da acupuntura.

“A técnica da auriculoterapia, assim como a da acupuntura, vai tratar a pessoa como um todo, ela vai ver o organismo como um todo. Então ela foca não na doença, ela foca na saúde, com a intenção de manter o organismo equilibrado. (...) Então, tanto a acupuntura que utiliza agulhas em pontos específicos do nosso corpo, quanto a auriculoterapia, que trabalha pontos na orelha, vão trazer esse equilíbrio, ou seja, equilíbrio físico na questão das doenças e equilíbrio emocional, principalmente”, afirma a professora Caroline Valente, professora do Departamento de Ciências Naturais da FURB e coordenadora do curso de especialização em acupuntura.

Além de oferecer aulas de especialização na área, a acupuntura na FURB também é um campo fértil de pesquisa e extensão na graduação. Recentemente, a estudante Rhuani Moller, do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas, participou do projeto de extensão Práticas Integrativas e Complementares, que levou ao conhecimento de servidores de uma Unidade Básica de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial de Pomerode, o conhecimento da acupuntura, com foco na auriculoterapia.

Com esta formação realizada, usuários destes serviços públicos municipais de saúde de Pomerode poderão ter estas técnicas à sua disposição, a partir das formações ministradas por estudantes bolsistas e professores da FURB. Após participar do projeto, Rhuani se interessou pela temática e resolveu abordar em seu Trabalho de Conclusão de Curso o impacto da auriculoterapia na saúde menstrual de mulheres que já experimentaram a técnica.

Assista à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre a auriculoterapia e o curso de especialização em acupuntura: