Mipe - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura

Facebook Twitter Imprimir

APRESENTAÇÃO 

 
A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – PROPEX em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante – PROEN, realizará, de 18 a 20 de novembro de 2020, a 14ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura - MIPE.
 
Seguindo as determinações do Decreto municipal 12.738, que estabelece no Inciso IV, art. 2º “por prazo indeterminado: a) a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza, ressalvadas as atividades essenciais e as admitidas na forma regulamentada pelas normas sanitárias em vigor”, comunica que em função da pandemia mundial do Novo Coronavírus (COVID-19), a 14ª MIPE será realizada em plataformas interativas nos formatos on-line, síncronos e assíncronos.
 
O Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação, a Inovação, a Extensão e a Cultura são atividades consolidadas na FURB, no entanto, sempre buscamos sua expansão, seja por meio da qualificação docente em nível de doutorado e pós-doutorado, concessão de bolsas de iniciação científica, de extensão e de cultura ou do aporte de recursos financeiros para viabilizar a execução dos projetos.
Nesse sentido, a Universidade objetiva atender o princípio acadêmico da formação na sua integralidade, de forma que suas políticas educacionais promovam a indissociabilidade ensino/pesquisa/extensão. Acreditando serem estas atividades fatores importantes na construção do conhecimento, na formação individual com pensamento crítico e na independência intelectual, a FURB tem sistematizado organizações curriculares de ensino, cuja interface com a pesquisa e a extensão contribui para formação ética e o compromisso social de seus docentes e discentes.
 
Sendo assim, a realização da Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura - MIPE é de significativa relevância acadêmica, além de confirmar o compromisso da Universidade com
o crescimento das suas atividades de pesquisa, extensão, pós-graduação e cultura, que articuladas ao ensino, ampliam e qualificam as possibilidades de inserção comunitária da FURB.
 
 
Objetivos
 
  • Incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Integrar a Feira de Inovação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) a programação da 14ª MIPE;
  • Apresentar para a comunidade a produção dos seus grupos culturais;
  • Socializar a produção científica da pesquisa e da extensão, bem como da pós graduação da FURB;
  • Socializar experiências com impacto positivo para a formação do acadêmico;
  • Estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão;
  • Estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem;
  • Avaliar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/FURB, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq, o Programa de Iniciação Científica Júnior PIBIC-EM o Programa de Incentivo à Pesquisa - PIPe/Artigo 170, o Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - FUMDES e os Programas de Extensão.

 

 

Resultados esperados
 
  • Apresentação de cerca de 500 trabalhos no evento;
  • Integração das atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura;
  • Avaliação que demonstre o atual estágio das atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura da FURB;
  • Visibilidade dos trabalhos da FURB à comunidade acadêmica e à comunidade externa.