Feiras de Matemática

FEIRAS DE MATEMÁTICA

 

O que são Feiras de Matemática?

 

Entende-se por Feiras de Matemática um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, bem como pessoas da comunidade, do Brasil.
 

Breve histórico

 
Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, as Feiras de Matemática tiveram sua origem em Blumenau, no ano de 1985, com a realização da I Feira Catarinense de Matemática. A Educação Matemática no Estado de Santa Catarina perpassa, sobretudo, pela realização, sem interrupção, de 387 Feiras de Matemática em âmbito: Municipal, sendo 124 Feiras, Regional, com 230 Feiras, Estadual, com 30 Feiras Catarinenses e 3 Feiras Nacionais; 5 Seminários de Avaliação e oferta de 5 cursos de aperfeiçoamento.
 
A Rede de Feiras de Matemática (ReFMat) faz parte de um programa de extensão universitária do Laboratório de Matemática da FURB (LMF), por meio de atividades extracurriculares, há trinta anos.
 
Um dos marcos da ReFMat foi a realização de 8 Feiras Baianas de Matemática (2006 a 2013) resultantes de um convênio entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e conta com o apoio do Instituto Federal Catarinense – câmpus de Rio do Sul. 
 
A FURB e o Instituto Federal Catarinense assinaram um convênio (outubro/2012) para a organização de Feiras Nacionais de Matemática e de Seminário de Gestão e Avaliação dessas Feiras.

 

Curso de aperfeiçoamento em Feiras de Matemática

 

» Acesse aos arquivos aqui