Feiras de Matemática

FEIRAS DE MATEMÁTICA

 

» Premiação da Feira Catarinense

 

 

O que é uma feira de matemática?

 

Entende-se por Feiras de Matemática um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, bem como pessoas da comunidade, do Brasil.
 

Breve histórico

 
Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, as Feiras de Matemática tiveram sua origem em Blumenau, no ano de 1985, com a realização da I Feira Catarinense de Matemática. A Educação Matemática no Estado de Santa Catarina perpassa, sobretudo, pela realização, sem interrupção, de 295 Feiras de Matemática em âmbito: Municipal, sendo 86 Feiras, Regional, com 181 Feiras, Estadual, com 27 Feiras Catarinenses; 4 Seminários de Avaliação; oferta de 3 cursos de aperfeiçoamento e publicação de 17 periódicos sobre as mesmas.
 
A Rede de Feiras de Matemática (ReFMat) faz parte de um programa de extensão universitária do Laboratório de Matemática da FURB (LMF), por meio de atividades extracurriculares, há vinte e oito anos. A ReFMat completou 28 anos de existência com a realização da XXVIII Feira Catarinense de Matemática nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2012, nas dependências do Centro de Eventos da cidade de Ibirama - Santa Catarina.
 

Um dos marcos da ReFMat foi a realização de 06 Feiras Baianas de Matemática (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011) resultantes de um convênio entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e conta com o apoio do Instituto Federal Catarinense – câmpus de Rio do Sul. 

 

Publicações na mídia

 

 Mídia eletrônica sobre as Feiras Municipais e Regionais de Matemática/2012