Grupos de pesquisa em História

Facebook Twitter Imprimir

NEPEMOS

Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Movimentos Sociais

 
O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Movimentos Sociais - NEPEMOS é financiado pela Universidade de Blumenau e conta com professores pesquisadores dos departamentos de Serviço Social e de História e Geografia, além de acadêmicos bolsistas da Instituição.
 
O Núcleo já realizou investigações sobre a evolução e tendências do Associativismo Civil do município de Blumenau - 1920/2004; participou da Rede Rizoma, através de um projeto de pesquisa com a temática da educação intercultural e movimentos sociais na região sul do Brasil, em conjunto com a UFSC. Esse projeto foi apresentado ao CNPq em 1999, tendo carta consulta aprovada no mesmo ano e que teve apoio da FUNCITEC.
 
O NEPEMOS desenvolve pesquisa e extensão sobre movimentos sociais e está articulado com diversas Instituições de Pesquisa (UFSC, UFBA etc). Atualmente, desenvolve o projeto Associativismo Civil em Blumenau nas décadas de 80 e 90 - formas de inserção na esfera pública e proposições para a ampliação e consolidação de políticas públicas, com financiamento FAPESC e que teve início em agosto de 2004. Desenvolve também dois subprojetos em torno da temática associativista financiados pelo Artigo 170 do Governo do Estado de Santa Catarina e pela própria FURB.
 

As atividades têm subsidiado as práticas de ensino e possibilitado um maior conhecimento e atuação mais qualificada na realidade social local e regional. Em 2006 e 2007 obteve êxito em projetos ligados à FAPESC, cuja destinação da verba iniciou em 2008.