Fitub - Festival de Teatro

Facebook Twitter Imprimir

OFICINAS

 

Corpo mulher: performance em manifesto

Oficina de criação de cenas e/ou performances a partir do Corpo Feminino, tendo como base a investigação de documentos e a partilha de histórias em círculo. Experimentação de práticas corporais de empoderamento feminino e de investigação de movimento com base na corporalidade atriz e da expressividade do corpo cênico exclusivamente de mulheres, cis, trans e travestis.
Ministrante: Lígia Tourinho (RJ)
Data: 10 e 11 julho
Horário: entre 8h30 e 12h30
Local: FURB - Câmpus 1- sala R-212

 

O ator na criação e composição cênica 
A oficina abordará a relação entre texto e subjetividade, entendendo o primeiro como uma referência objetiva dada e o segundo como a possibilidade do ator se apropriar dessa referência, dando-lhe sentido único e pessoal. Nesse processo de relação prática entre o ator e o texto dado, se criarão e dinamizarão as diferentes linhas que compõem a situação cênica e que inicialmente não aparecem na superfície. O trabalho se organizará em duas zonas complementárias: uma vinculada ao trabalho sobre si mesmo, onde o participante desenvolverá exercícios buscando aprofundar o trabalho psicofísico, sua circulação, dinâmica e projeção em cena e capacidade de transformação. Na outra zona serão propostas situações em que o ator abordará conteúdos próprios, encontrando liberdade de criação. Neste processo se buscará a concretização de um trabalho com autonomia criativa, reconhecendo os níveis do trabalho do ator, suas diferenças, relações e complementos.
Ministrante: Periplo - Periplo Compañía Teatral – Buenos Aires (Argentina)
Data: 10 e 11 julho
Horário: entre 8h30 e 12h30
Local: FURB - Câmpus 1- sala S-113
 
Práticas do real na criação do ator
Esta é uma oficina voltada ao aperfeiçoamento do trabalho de artistas da cena interessados em investigar procedimentos de criação a partir de estímulos documentais: memórias, depoimentos, entrevistas, documentos impressos e elementos afetivos de lembrança (fotos, músicas, roupas e objetos). O trabalho é construído a partir de uma proposta de metodologia criada pelo ator e diretor Renato Turnes a partir da experimentação de procedimentos documentais em diversos espetáculos, performances e filmes documentários que dirigiu ao longo dos últimos 10 anos. É um trabalho intensivo de criação de ações que introduz o performer à prática da investigação documental como disparadora de processos criativos.
Ministrante: Renato Turnes (SC) 
Data: 11 e 12 e 13 de julho
Horário: entre 8h30 e 12h30
Local: FURB - Câmpus 1- sala S-125

 

Indisciplina

Oficina-manifesto em performance que visa acionar espaços de transgressões, rupturas e emergências. Os encontros se apoiam na criação coletiva e individual de cartografias e programas performativos; gerando uma abordagem focada na apropriação de rituais e comportamentos cotidianos. Os encontros têm caráter prático reflexivo, com momentos de trabalho em sala e em espaços públicos. A partir da provocação inicial “Performance é indisciplina” cria-se um circuito de escritos efêmeros. Aos poucos, entre vestígios e borrões, os participantes são inseridos, gerando em ato uma conversa em performance. Desta primeira cartografia, surge o Manifesto Indisciplina, no qual se esboçam os contornos das ações a serem executadas.

Ministrante: Flávio Rabelo (MG) 
Data: 12 e 13 de julho
Horário: entre 8h30 e 12h30
Local: FURB - Câmpus 1- sala S-113
 

Ingressos das oficinas

R$ 40 – Pré-reserva pelo e-mail fitubreservas@furb.br
 
Esteja com a gente o ano todo!
furb.br/fitub
facebook.com/fitub
twitter.com/fitub
instagram.com/fitub