Programa oferece formação em metodologias ativas

Programa oferece formação em metodologias ativas

Foto: Divulgação

 

Com o objetivo de promover a mudança do fazer em sala de aula por meio das metodologias ativas, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza o Programa de Formação Continuada em Metodologias Ativas (PFCMA).

As atividades do programa ocorrem por meio de encontros presenciais, conduzidos por professores da FURB, que ocorrem nas terças-feiras, das 14h às 17h, de agosto a novembro, neste segundo semestre letivo.

A etapa 1 do programa é ministrada pela professora Daniela Maysa de Souza e propõe uma reflexão sobre a própria prática dos docentes e aprendizagem entre pares. “O uso de metodologias ativas altera a dinâmica da sala de aula. O conteúdo e o conhecimento não ficam mais centrados no professor e por meio de diversificadas estratégias de ensino, o estudante torna-se protagonista do processo de ensino e aprendizagem. A partir da realidade de onde está inserido, ocorre o estímulo ao pensamento crítico, criativo e reflexivo, com estímulo à autonomia discente”, explica Daniela.

Nesta terça-feira, dia 19, das 14h às 16h, ocorre uma palestra de abertura “Conhecendo o Programa de Formação Continuada em Metodologias Ativas” para apresentar o PFCMA aos docentes.

Já no dia 26, também das 14h às 16h, outra palestra será realizada para falar das experiências pedagógicas de sucesso com metodologias ativas.

Daniela também comenta sobre a importância da participação dos professores no projeto: “é necessário o desenvolvimento de novas habilidades para fortalecer a práxis docente. O uso de metodologias ativas contribui para uma formação acadêmica que estimula o pensamento crítico do estudante.”

Clique e acesse este vídeo com um pouco do que é o programa, com depoimentos de quem já participou das atividades de formação.

Mais informações e inscrições no Portal do Servidor (furb.br/dgdp), em  Gestão de Pessoas – Formação Institucional – Calendário de Atividades.