Universidade oferece formação gratuita em Gestão Cultural e Economia Solidária

Universidade oferece formação gratuita em Gestão Cultural e Economia Solidária

Foto: ITCP

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares/ITCP da Universidade Regional de Blumenau (FURB) está com inscrições abertas para o curso de formação em Gestão Cultural e Economia Solidária, destinado aos integrantes dos setoriais de Hip-Hop e Teatro de Santa Catarina. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto neste link.

O curso tem como objetivo apresentar possibilidades e alternativas organizativas de sustentabilidade das expressões culturais, considerando os princípios da Economia Solidária: autogestão, cooperação, justiça, solidariedade. Entre os temas que serão abordados estão como participar e acessar as políticas públicas, como organizar a cultura a partir da Economia Solidária, a questão do Estado, Cultura e Economia Solidária na relação com o poder público, entre outros. É dividido em nove encontros online, realizado em plataforma virtual e ocorre de 16 de agosto à 15 de setembro, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30.

“O curso é uma iniciativa da Universidade, atendendo uma demanda e uma expectativa do setorial de hip-hop do Conselho de Cultura de Santa Catarina, considerando que é um movimento que tem integrado muitos jovens, que por meio dessa expressão cultural, não enxergam só uma forma de vida para eles, mas um modo de se comunicar com a sociedade, e a Economia Solidária pode ser uma forma de organização importante para esse grupo de pessoas", comenta o professor Valmor Schiochet, ministrante do curso de Gestão Cultural e Economia Solidária.