Desenvolvimento Regional

SOBRE O CURSO

inscricao

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, está estruturado de forma a preencher a lacuna existente na qualificação acadêmica e profissional nas áreas relacionadas à socioeconomia e à sociopolítica do desenvolvimento regional. Pretende, assim, capacitar profissionais, técnicos e cientistas vinculados à administração pública - municipal, estadual ou federal - e ao setor privado, bem como, profissionais liberais interessados na temática do desenvolvimento regional.

O PPGDR tem por objetivo a criação de instrumentos institucionais que possibilitem a formulação e circulação de uma nova visão do desenvolvimento, considerando as especificidades regionais. O programa do curso organiza conteúdos disciplinares que permitem o aprofundamento da análise da realidade regional, orientando a atuação local numa compreensão global do desenvolvimento. A articulação destas dimensões do desenvolvimento caracteriza-se por um processo de crescente complexidade que pressupõe uma compreensão sistêmica dos fatores sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais que pode ser alcançada mediante integração de diversas contribuições teóricas e metodológicas.

Área de concentração

Desenvolvimento regional sustentável.

 

programa

LINHAS DE PESQUISA

Estado, sociedade e desenvolvimento no território

Abrange um conjunto de temas relacionados à compreensão da diversidade histórico-cultural do território aos impactos socioambientais do desenvolvimento e à gestão e análise de políticas públicas, inclusive problemáticas específicas como poder local, planejamento urbano e regional e turismo.

Dinâmicas socioeconômicas no território

Abarca a distribuição espacial e setorial da atividade produtiva, passando pela emergência da economia solidária e desembocando na análise da contribuição da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, inclusive questões específicas como arranjos produtivos locais, processos de clusterização e redes de cooperação.

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

Bolsa de demanda social Capes

Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes para pagamento da mensalidade e mais R$ 1.500,00 por mês para manutenção de aluno com dedicação integral (40 horas semanais) ao curso e sem vínculo empregatício.

Conheça mais clicando aqui.

 

Graduacao nao e tudo igual

 

a furb

A FURB

Primeira faculdade do interior de Santa Catarina

A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS