Educação

SOBRE O CURSO

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, teve início em 1991, com uma área de concentração em Ensino Superior. A partir de 1997 até 2003 a ênfase se dá no Educador Pesquisador. A partir de 2003, o pesquisador em Educação é o foco do Programa.
 
Tem como objetivos, formar pesquisadores em educação num ambiente de produção de pesquisa e para os diferentes níveis de ensino; desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, privilegiando as temáticas envolvidas nas linhas de pesquisa; assegurar a continuidade de pesquisas e imprimir caráter cumulativo às investigações; proporcionar a atribuição do grau de mestre em educação.
 
Podem se inscrever professores do ensino superior, técnicos e professores das redes de ensino, licenciados e bacharéis em várias áreas e profissionais liberais, interessados em pesquisar educação.
 
O curso de Doutorado em Educação tem por objetivo geral formar pesquisadores de excelência, com vistas a contribuir para a formação de professores, para a produção científica altamente qualificada e para os avanços na melhoria dos contextos educativos, nos âmbitos regional, nacional e internacional.
 

Área de concentração

Educação.

programa

LINHAS DE PESQUISA

Linguagens, arte e educação

Linguagens e práticas sociais. Arte. Mediação Cultural. Aspectos históricos, culturais, cognitivos, artísticos e estéticos das linguagens. Letramentos relacionados à língua materna, às línguas estrangeiras e às tecnologias em contextos educacionais formais e não formais. Educação Estética.

Educação, cultura e dinâmicas sociais

Aspectos filosóficos, sociológicos, históricos, culturais e políticos da educação em diferentes níveis e modalidades. Educação não-formal. Estudos do cotidiano escolar. Inclusão e Diversidade.

Formação de professores, políticas e práticas educativas

Docência na Educação Básica e Superior; Formação inicial e continuada dos professores; Políticas Educacionais; Internacionalização e organização curricular; Práticas educativas em contextos formais e não formais.

CORPO DOCENTE

Adolfo Ramos Lamar
Doutorado
Departamento de Educação
Prof.Universitário
Adriana Fischer
Doutorado
Departamento de Letras
Prof.Universitário
Andrea Soares Wuo
Doutorado
Departamento de Educação
Prof.Universitário
Carla Carvalho
Doutorado
Departamento de Artes
Prof.Universitário
Cássia Ferri
Doutorado
Departamento de Educação
Prof.Universitário
Celso Kraemer
Doutorado
Departamento de Ciências Sociais e Filosofia
Prof.Universitário
Cyntia Bailer
Doutorado
Departamento de Letras
Prof.Universitário
Daniela Tomio
Doutorado
Departamento de Educação
Prof.Universitário
Marcia Regina Selpa Heinzle
Doutorado
Departamento de Educação
Prof.Universitário
Rita Buzzi Rausch
Doutorado

DISCIPLINAS

Epistemologia da Educação

60h

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - Espanhol

0h

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - Inglês

0h

Inglês Academico I

60h

Seminário de Tese I

60h

Tese

150h

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

Bolsa de demanda social Capes

Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes para pagamento da mensalidade e mais R$ 1.500,00 por mês para manutenção de aluno com dedicação integral (40 horas semanais) ao curso e sem vínculo empregatício.

São 3 bolsas de demanda social CAPES por turma de mestrado.

Saiba mais clicando aqui.

Graduacao nao e tudo igual

 

a furb

A FURB

Primeira faculdade do interior de Santa Catarina

A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS