Educação

SOBRE O CURSO

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, teve início em 1991, com uma área de concentração em Ensino Superior. A partir de 1997 até 2003 a ênfase se dá no Educador Pesquisador. A partir de 2003, o pesquisador em Educação é o foco do Programa.
 
Tem como objetivos, formar pesquisadores em educação num ambiente de produção de pesquisa e para os diferentes níveis de ensino; desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, privilegiando as temáticas envolvidas nas linhas de pesquisa; assegurar a continuidade de pesquisas e imprimir caráter cumulativo às investigações; proporcionar a atribuição do grau de mestre em educação.
 
Podem se inscrever professores do ensino superior, técnicos e professores das redes de ensino, licenciados e bacharéis em várias áreas e profissionais liberais, interessados em pesquisar educação.
 
O curso de Doutorado em Educação tem por objetivo geral formar pesquisadores de excelência, com vistas a contribuir para a formação de professores, para a produção científica altamente qualificada e para os avanços na melhoria dos contextos educativos, nos âmbitos regional, nacional e internacional.
 

Área de concentração

Educação.

programa

LINHAS DE PESQUISA

Linguagens, arte e educação

Linguagens e práticas sociais. Arte. Mediação Cultural. Aspectos históricos, culturais, cognitivos, artísticos e estéticos das linguagens. Letramentos relacionados à língua materna, às línguas estrangeiras e às tecnologias em contextos educacionais formais e não formais. Educação Estética.

Educação, cultura e dinâmicas sociais

Aspectos filosóficos, sociológicos, históricos, culturais e políticos da educação em diferentes níveis e modalidades. Educação não-formal. Estudos do cotidiano escolar. Inclusão e Diversidade.

Formação de professores, políticas e práticas educativas

Docência na Educação Básica e Superior; Formação inicial e continuada dos professores; Políticas Educacionais; Internacionalização e organização curricular; Práticas educativas em contextos formais e não formais.

DISCIPLINAS

Epistemologia da Educação

60h

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - Espanhol

0h

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira - Inglês

0h

Inglês Academico I

60h

Seminário de Tese I

60h

Tese

150h

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa gratuidade da FURB

Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.

Bolsa de demanda social Capes

Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes para pagamento da mensalidade e mais R$ 1.500,00 por mês para manutenção de aluno com dedicação integral (40 horas semanais) ao curso e sem vínculo empregatício.

São 3 bolsas de demanda social CAPES por turma de mestrado.

Saiba mais clicando aqui.

furb inscrições

 

a furb

A FURB

Primeira faculdade do interior de Santa Catarina

A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS