Apresentação da pesquisa “Corpos Nordestines”

Apresentação da pesquisa “Corpos Nordestines”

FURB recebe a apresentação da pesquisa “Corpos Nordestines”, contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.  

 A apresentação será dia 29/05, segunda, às 19h, no Laboratório de Teatro, sala S-113, câmpus 1 da FURB.  
 
O projeto busca abrir espaço para ouvir e conhecer as histórias e cultura dos migrantes do Nordeste brasileiro. Apresentação será carregada de memórias, histórias e registros sinceros sobre alguns corpos nordestines que decidiram fazer de Blumenau e/ou Gaspar suas moradas. A proposta do projeto é dialogar sobre esse contraponto cultural existente nas cidades do Vale do Itajaí. Não há respostas certas, mas as perguntas serão concretas.   

O projeto de pesquisa teórico-prático é do artista João Alves Jr., um nordestino que residiu no Vale do Itajaí por mais de 20 anos e atualmente reside em São Paulo.  

Buscar essas histórias, culturas e tradições dos corpos nordestines e viabilizar elas, é uma forma de trazer relevância para essas vivências, sem anular a cultura do Vale e sim dialogar entre as diversidades culturais que existem em cada um de nós”, afirma João Alves Jr. 

O artista realizou pesquisa de campo pelas ruas de Blumenau e Gaspar, coletando fotos, vídeos, e relatos afetivos, produzindo um panorama da cultura nordestina na relação com a cultura sulista. 

A pesquisa é orientada e mediada pela artista, doutoranda e professora de pós-graduação em Teatro da UDESC Sabrina de Moura, egressa do curso de Teatro da FURB. 

Além da apresentação da pesquisa, será criado um experimento cênico, com participação da psicóloga blumenauense Tassya Gabriela e mediação de Sabrina de Moura. 

Aberto à comunidade. Entrada gratuita. 

O Projeto Cultural Nº 000616, Pesquisa – Corpos Nordestines, de João Alves Jr. é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022 – Prêmio Artes Populares / Culturas Populares e Diversidades.  

 

Divulgação

 

Início
Fim