Cine Debate FURB apresenta - “The 300 Spartans” (Os 300 de Esparta, 1962)
Por eventos_ruan [Seg, 11/09/2023 - 14:13 ]
O projeto de extensão Cine Debate FURB apresenta na próxima segunda-feira, 18/09, às 18h30, o filme "The 300 Spartans" (Os 300 de Esparta). A exibição ocorre no Espaço de Cinema e Vídeo da Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, campus 1 da FURB. O filme, dirigido por Rudolph Maté, será seguido de debate com o professor Dr. Dominique Santos, de História Antiga do curso de História e os acadêmicos da disciplina. O evento é gratuito e aberto ao público.
Sobre o filme: Baseado em acontecimentos reais ocorridos na Grécia em 480 a.C., este incrível drama conta com Richard Egan como o soldado grego Leônidas, que comandou 300 soldados espartanos contra o poderoso exército persa na batalha de Thermopylae. Impossibilitado de recrutar os soldados necessários para defesa de uma passagem grega pelas montanhas contra o rei da Pérsia Xerxes, Leônidas não hesita em preparar-se para a batalha. Quando avisado que o número de arqueiros que seu pequeno exército enfrentará é "capaz de bloquear o Sol", ele afirma que seu exército "lutará nas sombras". Com a sua magnífica fotografia, realismo e trilha sonora, esta história de coragem e sacrifício é uma obra-prima da cinematografia.
Ano: 1962.
Duração: 114 minutos.
Direção: Rudolph Maté.
Classificação Indicativa: 12 anos.
Realização: Projeto de extensão “Cine Debate FURB: pensar o mundo a partir da arte cinematográfica”. Desenvolvido pela profa. Anamaria Teles, do Departamento de Comunicação e pelo prof. Dr. Dominique Vieira Coelho dos Santos, do Departamento de História. O projeto visa criar um espaço público e gratuito de lazer, cultura e reflexão para a comunidade acadêmica e externa.
Apoio: Divisão de Cultura/Propex-FURB, Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) e Aliança Francesa.
Serviço:
Exibição de “The 300 Spartans” (Os 300 de Esparta, 1962) - Cine Debate FURB
Data: 18/09, segunda-feira, às 18h30
Local: Espaço de Cinema e Vídeo da Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, câmpus 1 da FURB.
Entrada gratuita. Aberto à comunidade.