Palestra “Tobias Barreto e a Germânia Ideal” com Prof. Dimas da Cruz Oliveira (MG)
Por eventos_ruan [Qui, 22/05/2025 - 16:51 ]
Semana da Língua Alemã 2025 em Blumenau
Auditório da Biblioteca da FURB
Data: 02/06/2025 (segunda-feira)
A partir das 18h30
Evento gratuito e aberto a comunidade.
Participe desta instigante palestra com o professor Dimas da Cruz Oliveira, pesquisador nas áreas de História, Língua Alemã e Literatura, e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Nesta palestra, o professor abordará o pensamento de Tobias Barreto e sua visão da Germânia Ideal — um fascinante diálogo entre filosofia, cultura alemã e identidade brasileira.
O Prof. Dimas é reconhecido por suas contribuições nas áreas de História, Língua Alemã e Literatura. Em edições anteriores da Semana da Língua Alemã, ele ministrou palestras na FURB abordando temas como “Leonardo da Vinci – O gênio” (2017) “Goethe, O Poeta e sua Época” (2018), “Aspectos da Cultura Alemã” (2019), e “Lutero e a Língua Alemã” (2024), promovendo reflexões sobre a influência germânica na formação cultural mundial e brasileira.
A FURB participa da Semana da Língua Alemã desde a primeira edição do evento, que destaca a importância do idioma para atividades profissionais, acadêmicas e culturais. A Semana da Língua Alemã é realizada nacionalmente desde 2016, promovida pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. Em Blumenau, o evento é organizado pelo Núcleo de Língua Alemã da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), do qual o FURB Idiomas faz parte.
Germano Gehrke, representante da FURB na Acib, destaca que a universidade apresenta um histórico de valorização da Língua Alemã, tendo em vista as oportunidades que o domínio do idioma oferece. “Temos convênios com diversas instituições de língua alemã, na Alemanha e na Áustria, temos intercâmbios de estudantes que regularmente passam um período na Alemanha e de estudantes que vêm para a nossa universidade. Além disso, temos empresas alemãs na nossa região, o que faz com que o idioma seja importante nas dimensões acadêmica, profissional e cultural”, ressalta.
A programação da Semana da Língua Alemã em Blumenau contempla uma série de eventos realizados em múltiplos espaços da cidade. Este evento conta com o apoio da FURB, por meio do curso de Letras – Alemão e da Divisão de Cultura, além de parceiros institucionais como o Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA), Núcleo de Língua Alemã da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, Escola Barão do Rio Branco, Alameda Haus, Sesc Idiomas, Wizard, Uniasselvi, Consulados Honorários da Alemanha e da Áustria, entre outros.
Inscrições limitadas – link na bio do @icba.blumenau ou https://forms.gle/jPhq88YMSzxHEA6CA
