Engenharia de Telecomunicações

Engenharia de Telecomunicações

Muitos que ingressam neste curso gostam de evoluções tecnológicas, inovações e se interessam por tudo que permite a comunicação.

O mercado está à procura destes profissionais, valorizando-os cada vez mais, seja pela inovação, criatividade, busca de soluções ou dinamismo. O curso da FURB prepara o aluno para o mercado nacional e internacional.

engenharia-de-telecomunicacoes
Diferenciais
  • Qualificação do corpo docente, composto por mestres e doutores.
  • Investimentos constantes em infraestrutura de laboratórios e salas de aulas, para desenvolvimento das práticas laboratoriais.
  • Intensa relação com empresas do setor.
  • Pesquisas com os alunos da graduação através do GEATEL - Grupo de Estudos Avançados em Telecomunicações, e como bolsistas nas atividades de apoio às pesquisas de Mestrado em Engenharia Elétrica.
  • Intercâmbio com universidades do exterior - Alemanha, Inglaterra e outras.
  • Formação ampla, que permite a atuação em várias áreas de Telecomunicações.
  • Mercado de trabalho dinâmico e amplo, valorizando o profissional inovador, atuante e empreendedor. 

CORPO DOCENTE

Conheça as bolsas FURB

A FURB possui modalidades diferentes de bolsas para seus estudantes. Todos os semestres, novas bolsas são concedidas e mais estudantes são contemplados.

Estudo, Pesquisa e Extensão

Só uma universidade de verdade oferece a possibilidade de bolsas de estudo, de pesquisa e também de extensão. Elas cobrem percentuais diferentes da mensalidade, além de agregarem na sua formação ainda mais conhecimento prático que fará toda a diferença na sua diferenciação no mercado de trabalho.

Estágio interno e Monitoria

Pratique sua futura profissão a partir de diferentes oportunidades de estágio interno na universidade ou monitorias em laboratórios da sua área. Além de agregar conhecimento, aproveite também os descontos na mensalidade.

Esporte e Cultura

Participar dos grupos culturais e das equipes competitivas apoiadas pela FURB pode te render bolsas de estudos. Saiba mais junto ao seu grupo ou equipe de interesse.

 

bolsas-furb

Bases legais

Início do curso: 03/08/1999

Autorização: Resolução FURB nº 052 de 28/05/1999

Reconhecimento: Decreto SC nº 2777 de 17/12/2004

Renovação do reconhecimento: Decreto SC nº 1.547 de 29/10/2021

 

Sobre o curso

Projeto Pedagógico

Disciplina Estágio

Trabalho de Conclusão de Curso

 

Avaliação do curso

Conceitos de 1 a 5 (em ordem crescente de excelência, sendo 5 o melhor desempenho).

Conceito Preliminar de Curso - CPC: 4 (2019)
(Obtido do INEP-MEC, considerando a última avaliação do Enade)

Conceito do Curso - CC: 3,17 (2017)
(Obtido de visita in-loco de avaliadores do CEE/SC)

Conceito Enade: 3 (2019)
(Obtido do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - aplicado trienalmente pelo INEP-MEC)

Infraestrutura

Laboratório de Computação Científica - câmpus 2

O laboratório possui todos os computadores conectados em rede, com acesso à internet, acesso a servidor de arquivos, de licenças, de autenticação e controle de direitos dos usuários. Dispõe de aplicativos de engenharia, arquitetura e design mais usados no mercado. Todas as atividades acadêmicas recebem o suporte de profissionais e monitores que contribuem na complementação da formação do aluno no uso dos softwares específicos. Atende aos alunos dos cursos de Engenharia, Design, Arquitetura e Urbanismo no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas através da internet e no uso de softwares específicos. Possui salas de treinamentos, impressões e plotagens, ambiente climatizado, projetor multimídia e acesso à rede wi-fi

Campus 2 - Sala G-100

Laboratório de Redes Convergentes

O laboratório dispõe de equipamentos de redes de computadores, simuladores nas áreas de redes, análise de redes elétricas e circuitos elétricos. Fornece atividades experimentais quanto à análise de dados em redes de computadores, simulações de transitórios em redes elétricas e circuitos elétricos.

Campus 2 - Sala F-102B

Laboratório de Propagação e Antenas

O laboratório dispõe de equipamentos de geração e medição usados para concepção e análise de dispositivos de radio frequência. Também são realizadas pesquisas e experiências de caráter didático envolvendo transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos propagados pelo ar e/ou guiados por linhas de transmissão.

Campus 2 - Sala F-200

Laboratório de Eficiência Energética

São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações além de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do mestrado nas áreas de conversores estáticos e eficiência energética. Dispõe de equipamentos voltados para o desenvolvimento de atividades de extensão na área de qualidade e eficiência energética.

Campus 2 - Sala F-104

Laboratório de Eletrônica de Potência

São realizadas experiências e pesquisas utilizando conversores estáticos de energia para converter uma forma de energia elétrica em outra apropriada a determinada carga. Estudam-se conversores aplicados em carregadores de bateria, retificadores, máquinas de soldagem, fontes chaveadas, inversores, fontes ininterruptas de energia (no-breaks), entre outros.

Campus 2 - Sala F-102A

Laboratório de Máquinas Elétricas

São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas de Máquinas Elétricas que abordam a conversão eletromecânica de energia, além de pesquisas relacionadas ao acionamento de máquinas elétricas. Sua infraestrutura dispõe de máquinas de corrente contínua, de indução e síncronas, além de bancadas de ensaio para caracterização de máquinas (torque, potência, etc).

Campus 2 - Sala F-001

Laboratório de Acionamentos Elétricos

São realizadas atividades experimentais relacionadas às disciplinas dos cursos de graduação e pesquisas utilizando conversores estáticos para acionamento de máquinas elétricas visando, essencialmente, à variação de velocidade do eixo. Os conversores estáticos para acionamento de máquinas elétricas disponíveis são dos tipos CC-CC e CC-CA, contando ainda com acionamentos para motores de passo e servomotores.

Campus 2 - Sala F-100

Laboratório de Telecomunicações

Tem característica interdisciplinar, sendo utilizado na realização das atividades experimentais de diversas disciplinas dos cursos de graduação. Dispõem de osciloscópios digitais, geradores de função e fontes CC, que são equipamentos fundamentais no desenvolvimento de experimentos envolvendo energia elétrica.

Campus 2 - Sala F-106

Laboratório de Automação e Controle

Está estruturado para dar suporte nas disciplinas de Controle e Servomecanismos, Automação Industrial e Fundamentos de Controle. O laboratório conta com uma infraestrutura composta de várias bancadas de ensaios e testes, utilizadas nas atividades de ensino e pesquisa e Vários equipamentos e dispositivos específicos, podendo-se destacar: Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Interface Homem Máquina (IHM), Módulos A/D, Módulo de Comunicação Ethernet e vários tipos de sensores e atuadores para automação indistrial.

Campus 2 - Sala F-003

Laboratório de Qualidade de Energia

Tem foco na realização de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias na solução de problemas de qualidade de energia. Conta com uma infraestrutura adequada para a realização de pesquisa aplicada, incluindo um sistema de energia de pequeno porte que possibilita a realização de experimentos relacionados à qualidade de energia. São parceiras no desenvolvimento de pesquisas nesta área empresas como Eletrosul e WEG Automação, entre outras.

Campus 2 - Sala F-004

Laboratório de Energias Alternativas

São realizadas atividades experimentais e de pesquisa relacionadas à geração e aproveitamento de energias alternativas, tais como: energia fotovoltaica, célula combustível e eólica. Entre as linhas de pesquisas desenvolvidas destaca-se o estudo dos conversores estáticos de energia necessários a adaptar a energia gerada para utilização comercial.

Campus 2 - Sala D-508

Laboratórios de Física Experimental

Os laboratórios têm capacidade para 40 alunos sentados, conta com a assessoria de um acadêmico monitor e tem disponibilidade para atender às disciplinas de Física Experimental e Física Geral, Física Experimental.

Campus 1 - Sala I-603 e 605

Outros espaços - Auditórios

A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições e pátio aberto. Destaque para o Auditório do Bloco J que tem capacidade para 200 pessoas.

Campus 1 - Sala J-100

Biblioteca Universitária

Com mais de 400 mil volumes e 8 mil m² de espaço físico, a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, situada no câmpus 1 e também em unidades setoriais nos câmpus 2 e 3, está entre os maiores acervos do estado de Santa Catarina. Pelo site é possível renovar empréstimos e pesquisar todo o acervo.

Campus 1 - Bloco H

Outros espaços - Ambiente Virtual

O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é uma plataforma na web para um ensino mais dinâmico que possibilita o acesso a conteúdos das disciplinas do semestre, planos de ensino, calendário de avaliações, participação no fórum e mantém contato com outros acadêmicos da disciplina.

Campus 1 - Sala A-203

Outros espaços - Complexo Desportivo

Dispõe de ampla estrutura física: academia de ginástica e musculação, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, arremesso de peso, piscina olímpica, sala para atividades físicas, sala de capoeira e ginásios de esportes. O aluno FURB pode usufruir de toda essa estrutura até o final de seu curso.

Campus 1 - Sala V-104

Laboratórios de Informática

Os Laboratórios de Informática estão equipados com computadores conectados em rede, com acesso à internet, para utilização em atividades acadêmicas e/ou complementação de estudos e atende a todos os alunos FURB. Destaque para o laboratório Geral de Informática, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, que possui setor de impressão exclusivo.

Campus 1 - Bloco H