SOBRE O CURSO
O curso de Pedagogia Indígena Xokleng tem por objetivo formar professoras e professores pertencentes ao Povo Indígena Laklãnõ/Xokleng para atuarem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, coordenação e orientação pedagógica das escolas e no desenvolvimento de projetos de interesse das comunidades, com competência para refletir criticamente sobre as práticas políticas pedagógicas de uma educação diferenciada pautada na perspectiva da interculturalidade.
Atualmente são disponibilizadas 45 bolsas pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, mantido pelo Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior.
- Curso presencial.
- Formação profissional com ênfase em Educação Intercultural.
- Prática como componente curricular, projetos de extensão e estágio obrigatório perpassam a organização curricular ao longo do curso, possibilitando aos estudantes vivenciarem a articulação entre teoria e prática.
- Atividades extraclasse incluídas nos créditos acadêmicos, possibilitando desenvolver trabalhos e projetos que visem a autonomia, proatividade e engajamento dos estudantes.
- Elaboração e apresentação, nas últimas fases do curso, de Trabalho Final de Curso como forma de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
- Visitas e viagens: museus, exposições de arte, teatros, concertos, escolas, projetos educacionais de OSCs, empresas, etc.
- Integração do curso com programas de pós-graduação, projetos de extensão e pesquisas institucionais no âmbito da FURB e da UDESC, com potencial de ampliação para outras IES.
- Possibilidade de participação em eventos científicos internos e externos para divulgação de resultados de projetos de pesquisa e extensão.
- Possibilidade de elaboração e publicação de materiais didáticos específicos e diferenciados para educação escolar indígena e para aplicação da lei 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
- Estudos integrados com acadêmicos de outros cursos da FURB e da UDESC.
- Educação Infantil
- Projetos educacionais não-escolares junto à comunidade, em hospitais e empresas
- Gestão escolar e coordenação pedagógica
- Educação de jovens e adultos
- Entidades que atendem educandos com necessidades especiais
- Área de recreação
- Anos iniciais do Ensino Fundamental
CORPO DOCENTE
Ana Paula Evaristo Russi
MATRIZ CURRICULAR
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4
Fase 5
Fase 6
Fase 7
Fase 8
Educação e Diversidades - LI
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Educação e Interculturalidade - LI
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Educação Escolar Indígena no Brasil
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Filosofia da Educação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Produção Textual Acadêmica
Teórica 4 créditos acadêmicos
História dos Povos Indígenas do Sul do Brasil e Povo Laklãnõ-Xokleng
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Infâncias, Educação e Desenvolvimento Integral
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Língua Laklãnõ-Xokleng I
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Tecnologias e Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teorias e Práticas Curriculares e Pedagógicas
Teórica 4 créditos acadêmicos
Alfabetização e Letramento I
Teórica 4 créditos acadêmicos
Língua Laklãnõ-Xokleng II
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Ludicidade e Linguagens
Teórica 4 créditos acadêmicos
Pesquisa Intercultural
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Psicologia da Educação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Alfabetização e Letramento II
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estágio I - Educação Infantil
Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 4 créditos acadêmicos
Etnomatemática
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Metodologia do Ensino da Língua Laklãnõ – Xokleng
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Saberes e Conhecimentos Tradicionais do Povo Laklãnõ – Xokleng I
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Teoria e Prática Pedagógica em Língua Portuguesa
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Arte e Educação Indígena
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Estágio II - Anos Iniciais
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 7 créditos acadêmicos
Teoria e Prática Pedagógica em Ciências
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teoria e Prática Pedagógica em História
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teoria e Prática Pedagógica em Matemática I
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estágio III - Anos iniciais
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 6 créditos acadêmicos
Prática em Sustentabilidade
Teórica 2 créditos acadêmicos
Projeto Intercultural - Sustentabilidade
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Saberes e Conhecimentos Tradicionais do Povo Laklãnõ-Xokleng II
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Teoria e Prática Pedagógica em Geografia
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teoria e Prática Pedagógica em Matemática II
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Educação Especial
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estágio IV - Organização e Gestão da Educação Escolar
Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 4 créditos acadêmicos
Gestão, Escola e Democracia
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Libras - EAL
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Projeto Intercultural - Memórias
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Sociologia da Educação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Corpo, Movimento e Culturas
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Disciplina Eletiva I
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estética, Ética e Formação Docente
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Perspectivas Decoloniais na América Latina
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Trabalho Interdisciplinar Final
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Bases legais
Início do curso: 19/06/2019 - Licenciatura
Autorização: Resolução FURB nº 53/2019 de 19/06/2019
Sobre o curso
Conheça as turmas FUMDES
Algumas turmas ou cursos da FURB ocorrem, neste momento, exclusivamente por meio do programa de bolsas do Fumdes - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior prevê a concessão de bolsas de estudo com verbas do Governo do Estado de Santa Catarina.
Por meio desse programa, todos os estudantes dessas turmas específicas recebem bolsa de 100% do começo ao fim do curso e, adicionalmente, parte dos estudantes recebem bolsa-auxílio.
Importante: Novas ofertas dessa turma estão sujeitas a novos projetos e os processos seletivos ocorrem de forma independente aos demais processos da universidade. Continue atento às nossas inscrições, site e redes sociais para acompanhar futuras inscrições.
- Ter cursado todo o ensino médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral.
- Residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.
Bases Legais
Pedagogia Indígena Xokleng - FUMDES

A FURB
Primeira faculdade do interior de Santa Catarina
A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS