SOBRE O CURSO
Comunicar conceitos, vender ideias e entreter: um dos desafios diários na vida de qualquer publicitário. Hoje, o curso de Publicidade é um dos mais disputados em universidades de todo o país, mostrando a força e o interesse nesta profissão. O publicitário resolve problemas. Um produto não vende? Uma empresa quer passar uma mensagem para o consumidor? Uma marca não consegue ser lembrada? Chame um publicitário.
O mercado catarinense se profissionaliza cada vez mais, adquirindo cultura publicitária nos setores públicos e privados. O curso da FURB está preparado para potencializar seu talento através de programas que integram universidade e mercado.
Com excelente aceitação no mercado de trabalho, o curso de Publicidade e Propaganda da FURB já formou grandes profissionais em atuação na região, no estado de Santa Catarina, no Brasil e no mundo. Nossos estudantes são bem recepcionados pelo mercado e durante a graduação já iniciam estágios em empresas consolidadas da região.
Uma graduação inovadora e reconhecida pronta para te auxiliar a alcançar seus objetivos.

- Laboratórios exclusivos para o curso.
- Aulas laboratoriais com turmas de 25 alunos cada, permitindo bom aproveitamento das aulas práticas.
- Eventos com projeção estadual, como o Talento Universitário e a Rinha.
- Alunos premiados em âmbito nacional.
- Programas e projetos de extensão reconhecidos nacionalmente.
- Alta qualificação do corpo docente, composto por professores-mestres e doutores, gerando grande produção científica.
- Projetos de Pesquisa em Comunicação Social.
- Centro acadêmico atuante, que promove a Semana da Comunicação.
- Agências de publicidade: atendimento, planejamento, mídia, redação, direção de arte, criação ou arte-finalização, produção gráfica, RTVC.
- Produtoras de áudio e vídeo: produção de comerciais, direção de fotografia, roteirista ou animação.
- Veículos de comunicação: rádio, tv, jornal, novas mídias, produção de programas televisivos ou radiofônicos, locução, planejamento comercial, planejamento gráfico, promoção de eventos ou merchandising.
- Empresas de webdesign.
- Estúdios de animação: desenhista, roteirista ou ilustrador.
- Gráficas: planejamento gráfico e arte-finalização.
- Institutos de pesquisa: elaboração de pesquisas de mercado, análises de dados/resultados.
- Profissional autônomo.
- Empresas: departamento de marketing ou assessoria de comunicação.
- Docência.
CORPO DOCENTE
Cristina Maria Schmitt Miranda
Daniela Cristiane Martins
Fabrícia Durieux Zucco
Fernanda Schroeder Macha Ostetto
José Augusto Simões de Miranda
Leandro Werner Ribeiro
Michelle Karine de Melo
Cristina Maria Schmitt Miranda
Daniela Cristiane Martins
Fabrícia Durieux Zucco
Fernanda Schroeder Macha Ostetto
José Augusto Simões de Miranda
Leandro Werner Ribeiro
Michelle Karine de Melo
Cristina Maria Schmitt Miranda
Daniela Cristiane Martins
Fabrícia Durieux Zucco
Fernanda Schroeder Macha Ostetto
José Augusto Simões de Miranda
Leandro Werner Ribeiro
Michelle Karine de Melo
Cristina Maria Schmitt Miranda
Daniela Cristiane Martins
Fabrícia Durieux Zucco
Fernanda Schroeder Macha Ostetto
José Augusto Simões de Miranda
Leandro Werner Ribeiro
Michelle Karine de Melo
OPORTUNIDADES DE INTERCÂMBIO
País | Instituição conveniada | Programa de estudos | Idioma |
---|---|---|---|
Alemanha | Beuth Hochschule für Technik Berlin | Tecnologia de Impressão e Mídia | Alemão |
Alemanha | Ernst Moritz Arndt Universität Greifswald | Estudos de Comunicação | Alemão |
Alemanha | Hochschule Aschaffenburg | Comunicação e Documentação | Alemão |
Alemanha | Hochschule Offenburg | Mídia | Inglês |
Alemanha | Hochschule Offenburg | Mídia e Comunicação | Alemão |
Alemanha | Hochschule Offenburg | Produção de Design de Mídia | Alemão |
Alemanha | Pädagogische Hochschule Weingarten | Estudos de Mídia | Alemão |
Alemanha | Schmalkalden University of Applied Sciences | Marketing Multimídia | Alemão |
Alemanha | Technische Universität Ilmenau | Estudos Aplicados de Mídia | Alemão / Inglês |
Alemanha | Technische Universität Ilmenau | Negócios de Mídia | Alemão / Inglês |
Argentina | Universidad Nacional de las Artes | Artes Audiovisuais | Espanhol |
Argentina | Universidad Nacional de las Artes | Artes Multimídia | Espanhol |
Argentina | Universidad Nacional del Litoral | Desenho da Comunicação Visual | Espanhol |
Chile | Universidade de Valparaíso | Cinema | Espanhol |
Dinamarca | Roskilde University | Estudos de Comunicação | Inglês |
Equador | Universidade São Francisco de Quito | Design de Comunicação | Espanhol |
Espanha | Universidad CEU Cardenal Herrera | Comunicação Audiovisual | Espanhol |
Espanha | Universidad CEU Cardenal Herrera | Publicidade e Relações Públicas | Espanhol |
Espanha | Universidade de Vigo | Comunicação Audiovisual | Espanhol |
Espanha | Universidade de Vigo | Publicidade e Relações Públicas | Espanhol |
Paraguai | Universidad Autónoma de Asunción | Comunicação Audiovisual | Espanhol |
Portugal | Instituto Politécnico de Leiria | Comunicação e Media | Português |
Portugal | Instituto Superior de Paços de Brandão | Marketing, Publicidade e Relações Públicas | Português |
Portugal | Universidade da Beira Interior | Ciências da Comunicação | Português |
Portugal | Universidade da Beira Interior | Cinema | Português |
Portugal | Universidade da Beira Interior | Marketing | Português |
Portugal | Universidade do Algarve | Ciências da Comunicação | Português |
Portugal | Universidade do Minho | Ciências da Comunicação | Português |
Portugal | Universidade do Minho | Marketing | Português |
Portugal | Universidade do Porto | Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimídia | Português |
Portugal | Universidade do Porto | Design de Comunicação | Português |
Suécia | Högskolan i Halmstad | Marketing | Inglês |
MATRIZ CURRICULAR
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4
Fase 5
Fase 6
Fase 7
Fase 8
Educação Física - Prática Desportiva I
Prática 2 créditos acadêmicos
Fotografia I
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Realidade Regional em Comunicação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Redação Publicitária I - Impressa
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Sociologia Geral e da Comunicação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Teorias da Comunicação I
Teórica 4 créditos acadêmicos
Criatividade em Publicidade e Propaganda
Teórica 4 créditos acadêmicos
Educação Física - Prática Desportiva II
Prática 2 créditos acadêmicos
Fotografia II
Prática 4 créditos acadêmicos
Psicologia da Comunicação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Redação Publicitária II - Audiovisual
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Universidade, Ciência e Pesquisa
Teórica 4 créditos acadêmicos
Atendimento em Publicidade e Propaganda
Teórica 2 créditos acadêmicos
Desafios Sociais Contemporâneos
Teórica 4 créditos acadêmicos
Legislação em Comunicação
Teórica 2 créditos acadêmicos
Mídia
Teórica 4 créditos acadêmicos
Pesquisa em Publicidade e Propaganda
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Redação Publicitária III - Multimídia
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Ética em Publicidade e Propaganda
Teórica 4 créditos acadêmicos
Produção Publicitária em Mídia Digital
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Produção Publicitária em Rádio
Teórica 4 créditos acadêmicos
Promoção e Merchandising
Teórica 4 créditos acadêmicos
Redação Publicitária IV - Campanha
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Direção de Arte Publicitária
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estudos do Consumo em Propaganda
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Marketing
Teórica 4 créditos acadêmicos
Produção Eletrônica em Publicidade I
Teórica 4 créditos acadêmicos
Técnicas de Relações Públicas em Publicidade e Propaganda
Teórica 4 créditos acadêmicos
Comunicação Comunitária
Teórica 2 créditos acadêmicos
Planejamento de Mídia
Teórica 2 créditos acadêmicos
Planejamento Publicitário
Teórica 4 créditos acadêmicos
Planejamento Visual e Produção Gráfica Publicitária
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Produção Eletrônica em Publicidade II
Teórica 4 créditos acadêmicos
Teorias da Comunicação II
Teórica 4 créditos acadêmicos
Comunicação e Sociedade
Teórica 4 créditos acadêmicos
Dilemas Éticos e Cidadania
Teórica 4 créditos acadêmicos
Linguagem Científica
Teórica 4 créditos acadêmicos
Optativa I
Teórica 4 créditos acadêmicos
Produção Eletrônica em Publicidade III
Teórica 4 créditos acadêmicos
Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda
Teórica 12 créditos acadêmicos
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Assessoria de Comunicação
Teórica 4 créditos acadêmicos
Empreendedorismo e Gestão em Publicidade e Propaganda
Teórica 4 créditos acadêmicos
Libras
Teórica 4 créditos acadêmicos
Língua Inglesa I
Teórica 4 créditos acadêmicos
Optativa II
Teórica 4 créditos acadêmicos
Tópicos Avançados em Publicidade e Propaganda
Prática 4 créditos acadêmicos
Trabalho de Conclusão Curso - TCC
Teórica 10 créditos acadêmicos
Conheça as bolsas FURB
A FURB possui mais de 20 modalidades diferentes de bolsas de até 100% para seus estudantes. Todos os semestres, novas bolsas são concedidas e mais estudantes são contemplados.
Bolsas UNIEDU
Disponibilizadas pelo Governo do Estado de SC, variam de 25% a 100% da mensalidade e são válidas para todos os cursos.
Estudo, Pesquisa e Extensão
Só uma universidade de verdade oferece a possibilidade de bolsas de estudo, de pesquisa e também de extensão. Elas cobrem percentuais diferentes da mensalidade, além de agregarem na sua formação ainda mais conhecimento prático que fará toda a diferença na sua diferenciação no mercado de trabalho.
Estágio interno e Monitoria
Pratique sua futura profissão a partir de diferentes oportunidades de estágio interno na universidade ou monitorias em laboratórios da sua área. Além de agregar conhecimento, aproveite também os descontos na mensalidade.
Esporte e Cultura
Participar dos grupos culturais e das equipes competitivas apoiadas pela FURB pode te render bolsas de estudos. Saiba mais junto ao seu grupo ou equipe de interesse.

Bases legais
Início do curso: 24/02/1992
Autorização: Parecer CEPE/FURB nº 191 de 27/11/1990
Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 048 de 24/01/1996
Renovação do reconhecimento: Decreto SC nº 1.119 de 27/01/2021
Sobre o curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação do curso
Conceitos de 1 a 5 (em ordem crescente de excelência, sendo 5 o melhor desempenho).
Conceito Preliminar de Curso - CPC: 3 (2018)
(Obtido do INEP-MEC, considerando a última avaliação do Enade)
Conceito do Curso - CC: 4,49 (2018)
(Obtido de visita in-loco de avaliadores do CEE/SC)
Conceito Enade: 2 (2018)
(Obtido do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - aplicado trienalmente pelo INEP-MEC)
Infraestrutura
Laboratório de Áudio
Possibilita o aprendizado e a prática da linguagem radiofônica, com ênfase na criação e produção de peças publicitárias radiofônicas, programas e músicas para rádio, internet e meios eletrônicos. Possui estúdio-sala com tratamento acústico especial para produção publicitária para rádio, duas ilhas de edição digital com plataforma M-áudio, consoles digitais e analógicos, monitores e microfones especiais para estúdios de gravação profissional.
Campus 1 - Sala R-306
Laboratório de Vídeo
Possibilita o aprendizado e a prática das técnicas de captação e edição de imagens em estúdio e externa para a produção de comercias, videoclipes, curta-metragens e documentários. Possui estúdio-sala com parque de iluminação, quatro ilhas de edição com plataforma Macintosh e softwares de edição, câmeras profissionais e câmeras handcam, mesa digitalizadora, microfones e tripés.
Campus 1 - Sala R-210
Laboratório de Fotografia
Proporciona o aprendizado da linguagem fotográfica por meio de atividades práticas e teóricas. Possui estúdio-sala com câmeras digitais reflex, computadores Apple com aplicativo para edição de imagens, scanner, impressora, geradores, acessórios de iluminação, fundo infinito, mesas de still, tripés, fotômetros manuais, câmeras digitais compactas, cartelas de cores, espectrofotômetro, câmeras reflex de filme, espaço para revelação de materiais fotográficos.
Campus 1 - Sala R-122 e 203B
Laboratório de Criação
Proporciona um ambiente de aprendizagem supervisionado com foco na produção e criação de peças publicitárias. Possui computadores da plataforma Macintosh com aplicativos para edição gráfica.
Campus 1 - Sala R-203A
Agência Experimental de Publicidade e Propaganda
A agência experimental possibilita aos alunos a vivência real de uma agência de propaganda através da produção de materiais de comunicação para a utilização no ambiente interno da Universidade e para entidades sem fins lucrativos. Possui computadores com aplicativos para edição gráfica e de texto, impressora e espaço para reunião de trabalho.
Campus 1 - Sala R-203A
Outros espaços - Auditórios
A FURB dispõe de ambientes para o desenvolvimento de atividades de ensino, cultura e arte dentro da Universidade. São cinco auditórios, salões para exposições e pátio aberto. Destaque para o Auditório do Bloco J que tem capacidade para 200 pessoas.
Campus 1 - Sala J-100
Biblioteca Universitária
Com mais de 400 mil volumes e 8 mil m² de espaço físico, a Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga, situada no câmpus 1 e também em unidades setoriais nos câmpus 2 e 3, está entre os maiores acervos do estado de Santa Catarina. Pelo site é possível renovar empréstimos e pesquisar todo o acervo.
Campus 1 - Bloco H
Outros espaços - Ambiente Virtual
O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA é uma plataforma na web para um ensino mais dinâmico que possibilita o acesso a conteúdos das disciplinas do semestre, planos de ensino, calendário de avaliações, participação no fórum e mantém contato com outros acadêmicos da disciplina.
Campus 1 - Sala A-203
Outros espaços - Complexo Desportivo
Dispõe de ampla estrutura física: academia de ginástica e musculação, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, pistas de atletismo e salto em distância, arremesso de peso, piscina olímpica, sala para atividades físicas, sala de capoeira e ginásios de esportes. O aluno FURB pode usufruir de toda essa estrutura até o final de seu curso.
Campus 1 - Sala V-104
Laboratórios de Informática
Os Laboratórios de Informática estão equipados com computadores conectados em rede, com acesso à internet, para utilização em atividades acadêmicas e/ou complementação de estudos e atende a todos os alunos FURB. Destaque para o laboratório Geral de Informática, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, que possui setor de impressão exclusivo.
Campus 1 - Bloco H
Bases Legais
Publicidade e Propaganda

A FURB
Primeira faculdade do interior de Santa Catarina
A FURB é feita de pessoas. Cada uma delas - com a sua característica - acreditou e fez do sonho uma realidade que hoje encanta pela grandiosidade. Um universo de conhecimento que extrapola os limites das salas de aula e laboratórios e interfere diretamente em muitos lares, empresas e cidades.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS