Saúde Coletiva
Saúde Coletiva
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC enfatiza o trabalho interdisciplinar em saúde, para a identificação de soluções para os problemas de saúde, em suas dimensões individual e coletiva. Está voltado para a formação de profissionais que trabalham na área da saúde, sejam de instituições de ensino superior ou de serviços, que atuem na assistência, gestão e ensino da saúde.
O PPGSC busca a constituição de um eixo contínuo formador que integre produção de investigação cientifica e de conhecimento, práticas de saúde transformadoras, ensino e gestão em um mesmo processo.
O mestrado profissional em Saúde Coletiva está voltado para a formação de acadêmicos com determinadas competências cientificas para a realização de pesquisas operacionais, processos e produtos em áreas especificas, conforme demandas institucionais e potencializa uma aproximação entre a academia e o serviço.
Objetivo geral
Qualificar profissionais da área da saúde para o serviço e o ensino a partir da construção histórica do campo da Saúde Coletiva e das políticas de Estado para a Saúde.
Objetivos específicos
Instrumentalizar para a investigação científica e produção do conhecimento orientado para responder às demandas da formação, do serviço e da comunidade.
Qualificar profissionais dos serviços para o trabalho e gestão em saúde.
Formar para o ensino e a preceptoria de alunos de graduação e residência médica e multiprofissional em unidades docente-assistenciais.
Intensificar a integração da graduação com a pós-graduação.
Área de concentração
Cuidado, educação e trabalho.
Epidemiologia em serviços de saúde
Investiga a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco à saúde, bem como estudos de demanda e acesso a insumos e serviços, avaliação dos processos de cuidado à saúde com ênfase na atenção primária.
Promoção à Saúde e Integralidade do Cuidado
Desenvolve estudos e práticas sobre cuidado humano com abordagem dos aspectos biológicos e psicossociais em pessoas sob condições crônicas de saúde nos diferentes ciclos de vida, com ênfase na infância e adolescência e na educação em saúde, mediante estudos quantitativos e qualitativos. Aborda o desenvolvimento de uma prática de cuidado integral à saúde no Sistema Único de Saúde – SUS.
Educação, Comunidade e Processo de Trabalho na Saúde
Compreende as relações que se estabelecem entre o ensino, o serviço e a comunidade através de pesquisas no contexto historicamente construído e que sustentam as articulações dessas interfaces para fortalecimento do ensino e do trabalho em saúde. Privilegia também estudos concernentes à política educacional e de saúde, bem como a compreensão do ensino-aprendizagem nos processos de trabalho em saúde, tendo como foco a aprendizagem significativa, metodologias ativas, estudos curriculares e os processos avaliativos.
CORPO DOCENTE
Carlos Roberto de Oliveira Nunes
Caroline Valente
Cleide Gessele
Clóvis Arlindo de Sousa
Deisi Maria Vargas
José Francisco Gontan Albiero
Luana Gabriele Nilson
Luciana Bisio Mattos
Luciane Coutinho de Azevedo
Marcia de Freitas Oliveira
Marcia Regina Selpa Heinzle
Carlos Roberto de Oliveira Nunes
Caroline Valente
Cleide Gessele
Clóvis Arlindo de Sousa
Deisi Maria Vargas
José Francisco Gontan Albiero
Luana Gabriele Nilson
Luciana Bisio Mattos
Luciane Coutinho de Azevedo
Marcia de Freitas Oliveira
Marcia Regina Selpa Heinzle
MATRIZ CURRICULAR
Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Saúde
45h
Politicas Públicas, Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde
45h
Exame de Proficiência: Língua Inglesa
0h
Métodos Quantitativos de Pesquisa em Saúde Coletiva
45h
Bases Históricas e Teóricas da Saúde Coletiva
30h
Dissertação
90h
Seminários de Pesquisa I
30h
Programa de bolsas
Bolsa gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Conheça mais clicando aqui.