Engenheiros norte-americanos fazem visita técnica à FURB e mantêm diálogos para futuras parcerias

Engenheiros norte-americanos fazem visita técnica à FURB e mantêm diálogos para futuras parcerias

Foto: Carolina Krebs de Souza - Divulgação

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o Centro de Inovação Blumenau receberam uma visita técnica de uma comitiva composta por quatro engenheiros da Subzero, empresa americana reconhecida como líder mundial na fabricação de eletrodomésticos de luxo, dois engenheiros da empresa Nidec Global Appliance de Atlanta (EUA) e um profissional da unidade da empresa sob a marca Embraco, com sede em Joinville, no Norte Catarinense. A perspectiva é de novas parcerias com a universidade.

A Subzero é cliente da Nidec, empresa com a qual a FURB mantém parcerias desde 2014, e ambas manifestaram interesse, nesta última visita, em continuar mantendo estudos acadêmicos sobre o comportamento de alimentos durante o armazenamento refrigerado, do ponto de vista físico-químico, microbiológico e sensorial. Durante quatro anos, equipes da empresa norte-americana vinham anualmente até a Universidade para acompanhar a entrega de resultados dos projetos.

“Durante as reuniões, apresentamos os resultados, desafios, adaptações, as melhorias, e naturalmente alinhamos as próximas etapas e entregas que estão previstas para os próximos meses. Mas, analisando esse histórico de nossas pesquisas na linha de food preservation e cooking, o mais interessante é não somente a projeção da FURB, em nível internacional, através desses projetos com as empresas parceiras e consequentemente as inúmeras oportunidades para os alunos atuais e os que estão por vir, mas a atuação dos acadêmicos, dos bolsistas, pesquisadores, técnicos, que viveram e estão vivendo essa experiência desde 2014, que aceitaram o desafio de participar desses projetos cheios de exigências, relatórios, reuniões, periódicas, e ainda com o desafio de tudo ser entregue em outro idioma”, destaca a professora Carolina Krebs de Souza, do Departamento de Engenharia Química, responsável pelas pesquisas desenvolvidas pela FURB em parceria com a multinacional.

Segundo a docente, o contato com uma empresa norte-americana, que poderia optar por convênios com instituições dos Estados Unidos, ressalta a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela FURB. Além de estudantes da engenharia, a iniciativa envolveu a docente, uma pesquisadora em nível de mestrado, que executou os ensaios e testes com os equipamentos de aquecimento ou refrigeração, além de um profissional técnico-administrativo da universidade.

Ainda no âmbito da pesquisa, a Universidade recebeu um equipamento ainda sem similar na indústria brasileira, com o qual será possível fazer testes que compreendem a última etapa do projeto. “Todos foram e são incríveis em seus papéis, foram extraordinários e literalmente visionários, porque eles foram atuantes na sua trajetória e sem dúvidas estiveram e estão tendo uma formação diferenciada, inclusive por terem contato direto com esse universo corporativo internacional”, finaliza Carolina Krebs.