Estudante FURB poderá se inscrever no Programa Universidade Gratuita de 14 a 26 de março

Estudante FURB poderá se inscrever no Programa Universidade Gratuita de 14 a 26 de março

Foto: CCM FURB

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) é a única instituição de Blumenau e região credenciada no Programa Universidade Gratuita.

No último sábado, 09 de março, o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou a publicação do novo edital do programa Universidade Gratuita com inscrições de 14 a 26 de março. O programa de governo do Estado de Santa Catarina é destinado a estudantes de cursos de graduação presenciais, que foi aplicado no ano de 2023, na forma de assistência financeira. Tem como objetivo principal fomentar a educação superior, em nível de graduação, no Estado de Santa Catarina.

A FURB disponibiliza um conjunto de serviços específicos que contribuem para a integração acadêmica dos estudantes, como a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), com atendimentos especializados responsável por operacionalizar diversos destes serviços como a orientação e o gerenciamento do Programa Universidade Gratuita na FURB.

A Coordenadora da CAE-FURB, Lucymara Valentini Borges aconselha que estudantes com muitas dúvidas podem fazer sua inscrição no espaço anexo ao setor da CAE, com computadores e supervisão da coordenadoria.

“Isso é muito importante, não faça a inscrição com dúvidas nos procure antes de fazer a inscrição”, alerta Lucymara.

Confira a matéria completa da FURB:

Estudantes que desejam participar devem primeiramente estar regularmente matriculados na FURB, em cursos de graduação que sejam presenciais e reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Além disso, os requisitos são ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC), ser natural do Estado de Santa Catarina ou residir nela há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na instituição; ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, possuir renda familiar per capita inferior a oito salários-mínimos para cursos de medicina, ou para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a quatro salários-mínimos.