Estudantes da FURB realiza atendimento à saúde bucal de usuários do CAPS II em Blumenau

Estudantes da FURB realiza atendimento à saúde bucal de usuários do CAPS II em Blumenau

Foto: Lucas Adriano

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto II (CAPS II), localizado no bairro Escola Agrícola em Blumenau, podem desfrutar gratuitamente de atendimentos odontológicos graças a um trabalho de curricularização da extensão realizado há alguns anos pelo FURB Móvel. Existente na Universidade desde 2007, o projeto do curso de Odontologia da Universidade possui um veículo adaptado, equipado com um consultório que permite a realização de procedimentos por parte dos estudantes, sempre acompanhados por um ou mais docentes.

O trabalho realizado no CAPS-II inicia com um café da tarde, que busca integrar os estudantes aos usuários e servidores do espaço, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Serviço de Avaliação em Saúde Mental (SAS), da rede municipal de saúde. Neste primeiro semestre de 2025, o café da tarde ocorreu em 4 de abril, uma sexta-feira ensolarada na qual usuários do CAPS se apresentaram aos estudantes e falaram um pouco do seu cotidiano, bem como o tratamento pelos quais eles estão passando. Estudantes de Psicologia também acompanharam a atividade.

Periodicamente, os estudantes retornam ao local para oferecer atendimentos aos pacientes. No caso de Psicologia, são feitas atividades lúdicas e oficinas de arte; no caso de Odontologia, os estudantes dão orientações sobre escovação dentária e uso correto de fio dental, além da verificação de indícios de cárie ou tártaro, além de limpezas e aplicação de flúor, possíveis graças ao veículo do FURB Móvel.

“O nosso foco sempre é promoção de saúde, educação em saúde, pensando na saúde do corpo, da mente e bucal, que o comprometimento em qualquer uma delas compromete a saúde como um todo. A Odontologia tem o atendimento que é feito no FURB Móvel, que é um veículo equipado com um consultório odontológico. O atendimento é feito em baixa e média complexidade e os pacientes que têm casos de alta complexidade são encaminhados ou para serem atendidos no campus 3 da FURB, que é a sede do curso de Odontologia, ou nas unidades de saúde”, ressalta a professora Isabel Cristina Gavazzoni Bandeira de Andrade, professora de Odontologia e coordenadora do projeto de extensão FURB Móvel.

Assista à reportagem abaixo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre as atividades realizadas, na percepção de professores, estudantes e usuários do CAPS II: