Semana Acadêmica de Enfermagem discute desafios da área no âmbito da saúde planetária

Semana Acadêmica de Enfermagem discute desafios da área no âmbito da saúde planetária

Foto: Carlos Henrique Koch

Professores e estudantes se reuniram na manhã desta terça-feira, 13 de maio, no Auditório da Biblioteca para uma roda de conversa sobre o impacto das grandes tragédias na saúde planetária. O evento contou com a participação de profissionais de enfermagem que estiveram na linha de frente do atendimento às vítimas de algumas das maiores tragédias registradas nos últimos anos no Sul do país. A atividade faz parte da programação da 21ª Semana Acadêmica de Enfermagem, promovida pelo Centro Acadêmico do curso entre 12 e 14 de maio no campus 1 da universidade.

Participaram da roda de conversa desta terça os enfermeiros Jorge Fernando, que atuou nos desastres ambientais de 2008 em Blumenau e no incêndio na Boate Kiss, no Rio Grande Sul em 2013; Dauria Fachini, que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e atuou nos deslizamentos de 2008 em Blumenau; Elisandra Dall’Agnol, que dirigiu a implantação do Centro de Atendimento à Dengue em Blumenau em 2024; e Nádia Lisieski, que trabalhou na regulação de leitos de UTI na pandemia de Covid 19. Durante a conversa, os participantes refletiram sobre o papel dos profissionais de enfermagem na preservação da vida, proteção da saúde mental e mitigação de riscos em situações de calamidade.

A programação da 21ª Semana Acadêmica de Enfermagem propõe uma reflexão sobre os desafios e a atuação crítica da enfermagem no âmbito da saúde planetária, um conceito que integra saúde pública, preservação ambiental e justiça social. O tema foi proposto nacionalmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). “Cada vez mais, temos vivido desastres naturais, doenças associadas à devastação ambiental e toda a questão do aquecimento global. A proposta da ABEn é refletir sobre como a enfermagem se prepara para responder a essa demanda que hoje é de contexto mundial”, destaca Daniela Tafner, professora coordenadora da Semana Acadêmica.

A Semana Acadêmica segue até quarta-feira, 14 de maio, quando serão abordados temas relacionados ao autocuidado voltado aos profissionais de enfermagem. “O enfermeiro, em geral, tem um desgaste muito grande, então no terceiro dia queremos trazer essa questão de autocuidado para o enfermeiro. Teremos diversas oficinas de massagem relaxante, acupuntura, auriculoterapia e ventosas”, explica Vitória Maria Foss da Silva, presidente do Centro Acadêmico responsável pela organização do evento.