Estudo verifica as implicações presentes na água clorada
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [18/11/2016] [10 h28]
Foto: Divulgação
O mestrando Marcos Afonso Soares, do Programa de Pós-graduação em Química da FURB, apresenta nesta sexta-feira (18-11), às 10 horas, na sala S 201, Campus I, um seminário intitulado Desenvolvimento de metodologia analítica para determinação de trihalometanos em águas por GC-ECD Headspace. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Edésio Luiz Simionatto.
O uso de cloro para a desinfecção da água para o consumo humano resultou na redução da transmissão de doenças de veiculação hídrica durante o século XX, entretanto, passou-se a ter a ingestão involuntária de subprodutos da cloração, dentre eles destaca-se os trihalometanos (THMs), formados quando o cloro reage com a matéria orgânica e/ou com o brometo que está naturalmente presente na água.
No mínimo 30 importantes estudos epidemiológicos afirmam que grandes evidências de elevadas taxas de câncer interno múltiplos em humanos têm relação com a presença de THMs em água de torneira clorada, todavia, é nos efeitos mutagênicos e teratogênicos que residem a importância maior desses compostos.
Até hoje cerca de 600 compostos organoclorados foram identificados em água clorada. No entanto, cerca de 50% do total de organoclorados permanecem desconhecidos ou não são frequentemente objeto de pesquisa.
No presente trabalho, propõe-se utilizar a técnica de GC-ECD, com Extração headspace para desenvolver uma método logia rápida, barata e eficaz na quantificação de THMs em água potável clorada.