Sala de Exposição Fritz Muller de Ciências Naturais abre para visitação em março

Sala de Exposição Fritz Muller de Ciências Naturais abre para visitação em março

Foto: Thiago Marques

A Sala de Exposição Fritz Muller de Ciências Naturais estará aberta à visitação de escolas a partir de 31 março de 2023.

A Sala de Exposição foi organizada em setores: Setor de Ciências, Setor de Paleontologia e Mineralogia, Setor de Animais Marinhos, Setor da Biodiversidade Brasileira e Setor Animais do Mundo. Localizada no Bloco S, sala 201, no local os visitantes conhecerão animais taxidermizados, material osteológico como ossadas e crânios (uma baleia completa), conchas, fósseis e minerais. “No Setor Ciências teremos mostras de anatomia humana, citologia, física, química e matemática que estão sendo preparadas, mas já temos algumas peças que poderão ser observadas na segunda-feira. Queremos que a exposição seja plural no quesito ciências”, destaca o professor do departamento de Ciências Naturais da FURB e curador da Sala, Sérgio Althoff. Sala Frtiz Muller, peixes

Exposições permanentes

De acordo com o professor, a biodiversidade brasileira é o foco principal do espaço, “no entanto, como além do que será exposto temos muitas peças já preparadas, sempre haverá modificações e com isso esperamos que os setores sejam dinâmicos. No setor em que estão os animais dos diversos continentes, por exemplo, a ideia é trabalhar com temas anuais” antecipa Sérgio. 

O espaço será utilizado para atividades didáticas diversas, envolvendo outros cursos além de Ciências Biológicas, como Publicidade e Propaganda, Artes, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Pedagogia, entre outros, “como um verdadeiro laboratório para toda a FURB” sinaliza o curador.

Sala Fritz Muller, cobra Sérgio também cita a relevância da Sala Fritz Muller para a curricularização da extensão, que   significa, no curso de graduação, desenvolver atividades envolvendo a comunidade. “A   extensão é um dever moral (não só legal) de todas universidades, é nossa obrigação trazer   mais conhecimento para toda comunidade, por isso o foco inicial da exposição são as   atividades educacionais formais (escolas) e não formais (ONGs, associações, grupos de escoteiros, por exemplo) que poderão, via agendamento, visitar a exposição. Com o tempo,   conseguiremos atender uma parcela maior da população, pois como disse, é dever das universidades compartilhar o conhecimento que elas produzem”, destaca o professor.   

Os agendamentos podem ser feitos pelo endereço exposicaodecienciasnaturais@furb.br.

Saiba mais na reportagem da FURB TV

Sala Fritz Muller, bugios