Grammy Latino premia artistas brasileiros
Por Stéfany Pessoa [31/12/1969] [21 h00]
A 14ª edição do Grammy Latino, realizada em Las Vegas no mês de novembro, premiou as melhores produções da indústria fonográfica latino-americana de 2013. O cantor Roberto Carlos e o grupo Jota Quest foram premiados nas categorias destinadas à música brasileira. Roberto Carlos venceu com “Esse Cara Sou Eu”, na categoria melhor música, e a banda Jota Quest levou o prêmio de álbum de rock por “Ao Vivo: Rock in Rio”.
Concorrendo em cinco categorias, Caetano Veloso foi o brasileiro com mais indicações. O compositor venceu nas categorias de melhor álbum de compositor e de arte em encarte, por seu trabalho mais recente, "Abraçaço" (2012), e ainda concorria em melhor gravação e canção do ano pela música "Um Abraçaço".
A música brasileira teve destaque em categorias próprias, como melhor álbum cristão em português, álbum pop contemporâneo brasileiro, álbum de rock, álbum de pagode, álbum de MPB e álbum de música brasileira de raiz. Um dos fundadores da bossa nova, o músico Roberto Menescal, recebeu o Prêmio à Excelência Musical da Academia Latina da Gravação.
Nas categorias gerais, Draco Rosa, Carlos Vives e Marc Anthony foram os principais vencedores, com os prêmios de Álbum do Ano, Canção do Ano e Gravação do Ano.
O Grammy Latino teve 48 categorias, uma a mais que no ano passado. Apenas concorreram produções lançadas entre 1º de julho de 2012 e 30 de junho deste ano.
Fonte: Música Uol / Música Terra