Herbário chega a marca de 60 mil plantas cadastradas

Herbário chega a marca de 60 mil plantas cadastradas

Foto: Divulgação

Um novo recorde. O Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, atingiu a marca de 60 mil plantas cadastradas. O feito foi conquistado no dia 7 de agosto, com a planta denominada Begonia, uma espécie nova em processo de descrição.
 
O número surpreende, porque quando o Herbário foi criado na década de 1990 pela professora Dra. Lucia Sevegnani o objetivo era fazer coletas em saídas a campo do Curso de Ciências Biológicas e ter uma coleção de referência para facilitar a identificação das espécies mais comuns.

Contudo, as coletas foram crescendo e em 2003 eram aproximadamente 3000 amostras armazenadas no Laboratório de Botânica. Quando o professor Dr. Alexandre Uhlmann assumiu a curadoria o Herbário foi transferido para um espaço no bloco anexo ao T, no Campus 1. Mas as coletas não pararam. Ao atingir os 5000 registros a coleção foi reconhecida no Index Herbariorum, o catálogo internacional dos herbários.
 
E, a cada ano, este número aumenta. A marca histórica de 50 mil amostras foi registrada em 16 de junho de 2016. E no dia 5 de julho de 2016, o número já havia chegado a 51 mil.

Atualmente, o Prof. Dr. André Luís de Gasper é o curador. Ele destaca que tanto nas saídas a campo, quanto em projetos de pesquisa que começaram a ser mais frequentes, sempre havia a necessidade de identificar as espécies que estavam sendo estudadas. No ano de 2007 a coleção contava com aproximadamente 10 mil registros e então ocorreu uma explosão no número de registros e na visibilidade da coleção.

Naquele ano teve início o projeto Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, responsável, atualmente, por 30 mil dos 60 mil registrados na coleção. 

Além deste, o Herbário participa de uma série de projetos que garante recursos para bolsa, estrutura e manutenção do banco de dados, atualmente online e disponível em uma série de servidores para consulta. Além dos dados, todas as 60 mil amostras estão fotografadas e disponíveis online, garantindo que qualquer estudante/pesquisador possa acessar os dados de onde estiver.

Para ter acesso ao banco de dados, acesse os links: