“O mar está para peixe”: Semana Acadêmica de Design aborda de tocha olímpica a tipografia de tatuagens na FURB
Por Lucas Adriano [28/08/2024] [13 h55]
De 19 a 23 de agosto, estudantes de Design da FURB realizaram a sua semana acadêmica. Atraindo um grande público em várias apresentações, realizadas nos auditórios do campus 2 e da Biblioteca do campus 1, a programação foi liderada pelos integrantes do Centro Acadêmico do curso de Design (CAD).
“A gente quer incentivar os alunos a buscarem o máximo possível de abrangência de áreas no Design. A gente trouxe vários palestrantes de vários âmbitos do Design e a gente quer incentivar eles a realmente buscarem, quem sabe, novos caminhos que eles ainda não tinham conhecimento”, argumenta a estudante Thais Canali Schwartz, representante do Centro Acadêmico.
Um dos convidados da semana acadêmica foi o designer Gustavo Chelles, que conversou com os estudantes na noite de quarta-feira (21), no auditório da Biblioteca do campus 1. Atualmente morando em São Paulo, Chelles participou da concepção de muitos objetos conhecidos da população brasileira, como a Tocha Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a urna eletrônica utilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral brasileiro.
Aos estudantes, além de falar dos trabalhos já realizados, o profissional trouxe assuntos relacionados ao uso da inteligência artificial no trabalho do designer. Para ele, embora muito evoluídos, os algoritmos ainda não possuem aspectos autorais, sendo imprescindível o olhar e o talento da figura humana.
Ao longo da semana acadêmica, outros temas como a tipografia usada por tatuadores, design de produto, técnicas de encadernação e ilustração foram debatidas por outros convidados. Na programação, os estudantes puderam colocar a mão na massa com atividades práticas e puderam rever egressos do curso, que falaram sobre suas experiências profissionais depois de formados.
Assista à reportagem abaixo e saiba mais sobre o evento: