Pesquisadores da FURB lançam livro sobre internacionalização no Ensino Superior
Por Camila Maurer [29/10/2024] [16 h11]
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Superior (GEPES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB), lançou o livro “Internacionalização de A a Z”. A publicação reúne mais de 140 verbetes contextualizados sobre o campo da internacionalização do Ensino Superior e objetiva apresentar conceitos centrais que ajudam a compreender as teorias voltadas a essa área de estudo. O livro foi lançado durante o II Seminário de Internacionalização, sediado na FURB em março, e será divulgado no II Simpósio da Cátedra Unesco Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental a ser realizado em novembro em São Leopoldo (RS).
Os verbetes foram escritos por professores e estudantes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade (PPGE/FURB), além de autores convidados de outras instituições de ensino. Márcia Selpa Heinzle, Doutora em Educação e uma das organizadoras da publicação, avalia que a escolha dos verbetes para compor o glossário foi desafiadora para os pesquisadores. “Ao longo do processo de construção desse glossário, percebemos que os conceitos de internacionalização foram sendo reinterpretados e novos termos surgem de acordo com o entendimento das discussões e pesquisas que estão sendo desenvolvidas no século XXI. Por essa razão, deixamos o verso de cada página deste glossário para que o leitor possa complementar com outros termos”, explica Heinzle.
Na avaliação da pesquisadora, a internacionalização é um dos principais desafios da Educação Superior, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, tendo em vista que perpassa as dimensões de pesquisa, ensino e extensão. “A internacionalização vai além da mobilidade. Hoje, os grandes teóricos internacionais e nacionais discutem a internacionalização precisa ser mais abrangente e intercultural, ou seja, há uma perspectiva da internacionalização para todos os estudantes e professores no contexto da Universidade, visando uma cidadania global. Somos cidadãos desse mundo, com responsabilidades sociais, culturais e ambientais e a internacionalização nos ajuda a pensar nisso”, enfatiza a pesquisadora. O livro, publicado pela Edifurb, está disponível para consulta na Biblioteca Universitária. Os pesquisadores pretendem lançar um segundo glossário em 2025 voltado à temática da internacionalização na Educação Básica, com foco na educação bilíngue.
Sobre o GEPES/FURB
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/FURB) tem como objeto de estudo as políticas educacionais e de formação de professores em contextos nacionais e internacionais, além de propostas e processos avaliativos na Educação Superior. O grupo articula-se à linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB.