Engenharia Civil

Engenharia Civil

Foto: Coletivo Criativo FURB

O projeto de extensão Criativo Coletivo da FURB e o Santacine promovem, no início de junho, uma semana intensa de atividades com o objetivo de discutir os rumos do audiovisual em Santa Catarina. Na primeira noite da programação, no dia 6 de junho, as palestras serão abertas ao público e prometem atrair os olhares de diretores, produtores e estudantes que se interessam por cinema, televisão e produção audiovisual. A partir das 19h da segunda-feira (06), o auditório do bloco J da Universidade recebe o público em geral e as entidades promotoras para uma noite de discussões sobre produção audiovisual.
 
A noite terá a participação de Aline Belli, presidente do Santacine; Cínthia Domit Bittar, vice-presidente da entidade e que vai falar sobre os desafios do setor; e ainda Ana Lígia Becker, que apresentará o tema Retratos do Audiovisual Catarinense. A grande atração da noite de abertura será o diretor e produtor David Schurmann, responsável por abordar a produção do audiovisual catarinense no Brasil e no mundo.
 
O Coletivo Criativo é um projeto de extensão da FURB, que tem o objetivo de oportunizar o desenvolvimento da cultura criativa no âmbito da Universidade e da comunidade, de modo que possa contribuir com a formação e desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar no mercado competitivo. Em 2022, a temática abordada será a valorização do setor audiovisual do Estado.
 
O Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine) exerce a representação legal das empresas que atuam no Setor Audiovisual, sejam estas produtoras de cinema e vídeo, laboratório de imagem e de som, com base territorial em todo o Estado de Santa Catarina.
 
A principal intenção das atividades é promover palestras e discussões com diferentes atores da economia criativa. O objetivo também é desenvolver uma campanha digital em parceria com o Santacine para o fortalecimento da imagem do setor de audiovisual no Estado. Para chegar a esse resultado, algumas ações, como as palestras da noite de 06 de junho, são abertas ao público. Mas a agenda é bem mais ampla e tem atividades programadas especificamente para o grupo de trabalho de desenvolvimento da campanha.
 
Para o desenvolvimento do Coletivo Criativo, a metodologia utilizada será o Design Sprint. Idealizada pela Google Ventures, tem como proposta criar soluções, prototipar e testar produtos de maneira rápida e eficiente. O modelo segue uma dinâmica de cinco etapas, das quais participam times e públicos diferentes: mapear, esboçar, decidir, prototipar e testar.
O professor Leandro Werner Ribeiro, coordenador do Coletivo Criativo, ressalta que serão quatro dias de trabalho e um dia de apresentações. “Temos uma equipe que trabalha full time para garantir o sucesso da metodologia, que chamamos de time base. Já no primeiro dia teremos palestras muito interessantes para inspirar as equipes que participarão das atividades e também para receber a comunidade em geral na FURB”, destaca Leandro.
 
Ainda de acordo com o professor do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, será uma oportunidade para trocar conhecimentos sobre a área, a partir das experiências de todos os envolvidos. “Esperamos que os integrantes do time base abram suas mentes para criar as melhores estratégias para a divulgação do Santacine e da cena do audiovisual de Santa Catarina para todo o Brasil. Além de criar cada vez mais relevância nesse segmento”, conclui Leandro.
 
A presidente do Santacine, Aline Belli, lembra que o setor audiovisual catarinense cresceu 429% em dez anos, o que mostra um segmento produtivo e criativo em diferentes regiões do Estado. “Santa Catarina possui 15 cursos superiores voltados para o audiovisual e uma produção de vanguarda em diversos meios. Tudo isso impacta na oferta de profissionais qualificados e na expansão do mercado de trabalho. O que pretendemos com o trabalho do Coletivo Criativo é divulgar essas e outras ações para projetar as realizações do Santacine nessa área”, salienta Aline.
 
As inscrições para a comunidade, estudantes, profissionais e demais interessados que desejam participar das palestras do dia 06 de junho são gratuitas e podem ser realizadas por meio de um formulário eletrônico específico, disponível no perfil @ppfurb a partir de segunda-feira dia 30 de maio.
 
Trajetória de David Schurmann
 
Conhecido pela inscrição oficial do Little Secret Brazil no Oscar 2017, Schurmann mostrou sua paixão pelo cinema aos 13 anos, quando começou a filmar as aventuras durante a primeira volta ao mundo da Família Schurmann . Ele recebeu seu treinamento formal em cinema e televisão na Nova Zelândia . Ele então completou sua educação nos Estados Unidos. Trabalhou internacionalmente como diretor e produtor de longas-metragens, programas de televisão e documentários. Como produtor/ diretor / diretor de fotografia de A Aventura da Família Schurmann, ele filmou ao redor do mundo, principalmente durante a Magellan Global Adventure (1997–2000).
 
Em 2007, Schurmann lançou seu primeiro longa-metragem, The World Twice Around , documentário que ganhou dois prêmios no Festival de Cinema de Recife no Brasil, de Melhor Filme e Melhor Edição de Som. O filme também recebeu o prêmio de Melhor Filme no CineBrasil Film Festival Buenos Aires (Argentina), Milão (Itália), Roma (Itália) e Nova York (EUA). O filme foi exibido no Discovery Channel e atualmente está disponível na Netflix. Em 2011 lançou Missing , projeto transmídia e documentário de suspense/terror. projeto, desenvolvido e filmado por menos de US$ 35 mil, questiona o que é real na internet e nas redes sociais. O filme se tornou um caso de sucesso transmídia.
 
Entre 2009 e 2012, produziu e dirigiu o documentário e a série U-513 Lonely Wolf , sobre a grande busca e descoberta do submarino alemão U-513 afundado na costa sul do Brasil. David então dirigiu e produziu o longa-metragem (ficção) Pequeno Segredo baseado na história de Katherine Schurmann, sua irmã adotiva. [1] [2] O filme, no qual trabalhou por seis anos, tornou-se o representante oficial do Brasil no Oscar em 2017 e teve sucesso nas bilheterias. Está disponível no Amazon Prime Video.
 
Em 2017, o National Geographic Channel lançou a série de 11 partes Orient Expedition que David Schurmann dirigiu e produziu. Ainda em 2017, David e sua família fundaram o Voice of the Oceans [2] e o lançaram oficialmente em 29 de agosto de 2021, após quatro anos de desenvolvimento. A iniciativa global de combate à poluição plástica nos oceanos inclui uma expedição náutica, um projeto de ciências, um programa de inovação aberta e um projeto de educação. Com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a iniciativa busca soluções inovadoras e conscientiza pessoas ao redor do mundo para que tomem ações transformadoras. David é diretor e produtor de cinema, CEO, autor, palestrante e presidente do conselho do Schurmann Group.
 
Programação das palestras
Daniel Becker: Palestrante - Dia 06/06 (tarde)
Formação:
Superior Completo em Comunicação Social – Hab. em Cinema e Vídeo pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2008).
Cursos adicionais:
- Homestudio, com o produtor Sérgio Izeckson (2005);
- Capacitação para Técnicos em Espetáculos, oferecido pela Fundação Catarinense de Cultura (2008);
- Workshop “Lightning and Shooting for a Film”, na London Film Academy (2008).
Experiência:
- Técnico de Som - Teatro Álvaro de Carvalho (2008/2010)
- Assistência de Câmera (2011)
- Técnico de Som em diversas temporadas da peça “Cartas a Um Jovem Poeta” (2011/2012)
- Professor do módulo “Adobe Audition” no Senac SP – Itaquera (2012)
- Técnico de Iluminação e Sonorização – Centro Integrado de Cultura (2012/2014)
- Assistente de Som em Séries e Filmes nacionais (2014/2016)
- Microfonista em Séries e Filmes Nacionais (2016/2022)
- Técnico de Som Direto em curtametragens (2021/2022)
 
PALESTRANTES 06/06 (noite)
 
19h15min - Aline Belli - PALESTRA: SANTACINE
Presidente do Santacine (Sindicato da Indústria Audiovisual de SC).
Relações públicas, publicitária e produtora. Tem experiência nos mercados editorial e de séries em animação para TV. Trabalhou como design de produção em Carrapatos e Catapultas (TV Brasil/TV Cultura/Zoom Elefante), Bubu e as Corujinhas (Up Licensing), atendimento em Peixonauta (TV Pinguim), Meu Amigãozão (2DLab/Breakthrough) e Terra Prometida (Conspiração Filmes). É produtora executiva das séries BORIS E RUFUS (Belli Studio) em exibição no canal Disney XD Latin America e TV Cultura, e TUCA, O MESTRE CUCA (em produção). Representante da BRAVI no estado de SC (parte do conselho), idealizadores do movimento pela economia criativa catarinense, o SC Criativa.
 
19h35min - Cíntia Domit Bittar - PALESTRA: OS DESAFIOS DO SETOR
Vice-presidenta do SANTACINE.
Sócia-fundadora na Novelo Filmes (Florianópolis, 2010 -), produtora independente liderada por mulheres, onde atua como diretora, roteirista, produtora e montadora.
Faz parte da diretoria da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, está vice-presidenta do SANTACINE - Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina, Conselheira Municipal de Política Cultural de Florianópolis, membra do Comitê Gestor do Fórum Setorial Audiovisual Florianópolis, membra-fundadora da elaSCine - Mulheres do Audiovisual Catarinense. Graduada em Cinema pela UNISUL.
 
19h55min - Ana Lígia Becker - PALESTRA: RETRATOS DO AUDIOVISUAL CATARINENSE
Virá representando a Fundação Catarinense de Cultura
Administradora do Museu de Imagem e Som
 
20h15min - David Schurmann - PALESTRA: PRODUÇÃO CATARINENSE NO BRASIL E NO MUNDO
David é diretor e produtor Audiovisual, palestrante, explorador e presidente do Conselho das empresas Schurmann.
Conhecido por dirigir o filme de ficção "Pequeno Segredo", selecionado para representar o Brasil no Oscar em 2017, David demonstrou sua paixão pelo cinema aos 13 anos enquanto filmava as expedições da Família Schurmann. Seus trabalhos premiados, como “Magellan Global Adventure”, “Expedição Oriente”, “O Mundo em Duas Voltas” e “A busca do U-513” foram exibidos ao redor do mundo na TV Globo, Netflix, National Geographic Canal, Discovery Channel, TNT, ZDF entre outros. Ele também dirigiu conteúdo de Branded content e publicidade para marcas como Samsung, Johnson & Johnson, Daycoval Bank, Camil e Plymouth Gin entre outros.
Com experiência em estruturar projetos, expedições e produções em mais de 64 países e fluente em quatro idiomas, David continua desenvolvendo e dirigindo projetos desafiadores.
 
Alfredo Manevy: Palestrante - Dia 08/06 (tarde)
Graduado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo (1998) e é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Além de pesquisador e professor, é administrador público. Em 2003, ingressa na gestão Gilberto Gil do Ministério da Cultura: 2006, Secretário de Políticas Culturais; em 2008, Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, na gestão Juca Ferreira. É professor de cinema na UFSC, licenciado. Secretário-adjunto de cultura em 2013-2014, na gestão Fernando Haddad. É Diretor-Presidente da Spcine.