Semana Acadêmica aborda Moda para Todos

Semana Acadêmica aborda Moda para Todos

Foto: CMC

Em um mundo que busca cada vez mais a inclusão e direitos iguais para todos, discussões sobre uma “Moda para Todos” são indispensáveis. Pensando nisso, o Centro Acadêmico do curso de Moda da Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza, entre os dias 4 e 8 de outubro, sua XXI Semana Acadêmica que discutirá essa temática.
 
“Moda Inclusiva”, “Moda Transgênero e suas diferenças”, “Desafios da moda para pessoas com necessidades especiais”, “Moda Indígena e Moda Africana”, e “Indústria, seu impacto e Responsabilidade Social” estão entre as discussões que serão realizadas na Semana Acadêmica.
 
Segundo o Centro Acadêmico (CAL Moda), a XXI Semana Acadêmica de Moda tem como objetivo estreitar os laços da moda e mostrar um lado que complementa o que é visto em sala de aula, mostrando na prática uma moda inclusiva e diversa, agregando conhecimento e gerando valor para os alunos. “Mostrando o mercado têxtil em um ambiente onde inclusão, respeito, sustentabilidade e mercado de trabalho se complementam”, afirma o CAL Moda.
Na programação da XXI edição do evento estão confirmadas as presenças de referências como Ina Moda Afro, Julia Mattosinho, Iara Vidal da Fashion Revolution, Sabrina Schwarzrock, Tathi Piancastelli, Juliana Santos e Michelle Maus.
 
Programação
 
Para dar início às discussões, no dia 4 de outubro a primeira convidada é Daiane Vaz, professora na escola de moda europeia Instituto di Moda Burgo Brasil, que vai falar sobre modelagem para todo tipo de corpo. Na palestra serão abordadas curiosidades e informações sobre o mercado da moda e a crescente tendência dos consumidores de querer se ver representado na moda e pela moda.
 
Também nesta noite será discutida a questão da Moda Afro e All Size. Juliana Wenceslau, idealizadora e proprietária da marca Iná Moda Afro, irá contar sobre sua trajetória que nasceu com a dificuldade em encontrar roupas confeccionadas em tecido africano, com corte contemporâneo e fora dos tamanhos padrão. “Em 2019 abracei a vontade de empreender e, especialmente, trabalhar com a minha mãe, Veronica Ap. Claudio. Seguindo os preceitos da ancestralidade, acreditamos que o nome movimenta o que desejamos e acreditamos. Assim nasceu a Iná (luz no idioma Iorubá) com a proposta de produzir peças únicas ou de baixa tiragem e que contemplam diversos tipos de corpos. A Iná Moda Afro é um sonho que se sonha junto. Prezamos pela qualidade, estilo e queremos que todxs se sintam à vontade em seus corpos”, conta Juliana.
 
Já no dia 5 de outubro a temática discutida será a inclusão. Julia Mattosinho, tradutora e criadora de conteúdo, irá falar sobre Pessoa com Deficiência (PCD), inclusão e os desafios para esse grupo na moda. A questão da Indústria, Responsabilidade e Impacto Social será abordada com a presença de Iara Vidal e Sabrina Schwarzrock no dia 6 de outubro.
Em função da pandemia, esta edição do evento também será realizada de forma online, com encontros realizados através da plataforma do Microsoft Teams. Iara Vidal, jornalista e representante da Fashion Revolution Brasil irá discutir, a partir das 18h45, o poder de transformação positiva da moda, a indústria e seus impactos sociais, e a moda justa e transparente. Já Sabrina, egressa do curso de Moda da FURB, é a atual coordenadora de estilo da Von Der Volke, e irá discutir com os presentes o desenvolvimento de marcas com propósito, rotinas da indústria, e impacto na criação de produtos que transcendem. “Acredito no poder de boas histórias verdadeiras, no design genuíno, na arte de encantar e no impacto transformador de criar produtos que transcendam”, conta ela.
 
No dia 7 de outubro as discussões iniciam com a presença de Tathi Piancastelli, atriz, modelo, escritora, influenciadora digital, ativista da ONU e auto defensora da causa da síndrome de Down, que vai falar sobre sua carreira de modelo com síndrome de Dawn, seus desafios, além da moda para pessoas PCDs, seus desafios e diferenças.
 
Nesta noite também acontece uma palestra com Michelle Maus, Travesti, mestra em Têxtil e Moda pela EACH-USP e tecnóloga em Design de Moda pela UTFPR. Michelle é fundadora e professora do projeto socioambiental Botão de Flor, que visa a inserção social de mulheres transgêneras e travestis em situação de vulnerabilidade social. Nele são oferecidas oficinas e palestras sobre customização e desenvolvimento de produto de moda, utilizando como matéria-prima roupas pós-consumo e resíduos têxteis coletados de parceiros ou de descartes inadequados. Esta ação visa a capacitação profissional, o empreendedorismo, a apresentação das participantes a possibilidades de geração de renda, empoderamento e aumento da autoestima, além de contribuir para redução de resíduos têxteis e roupas pós-consumo destinados aos aterros sanitários no município de São Paulo.
 
Para finalizar as atividades da XXI Semana Acadêmica de Moda, no dia 8 de outubro, a partir das 18h45, a estilista PCD Juliana Santos irá falar sobre vestidos de noiva e festa, inclusão e visibilidade PCD na moda, mídias sociais e expansão e importância da presença digital.
Andreyna Santos, presidente do CAL Moda, conta que essas temáticas foram escolhidas “pois são muito importantes para os alunos que estudam moda e vão entrar no mercado de trabalho. Porque fica cada vez mais claro que não existe apenas um padrão de corpo, um padrão de beleza, a moda é para todos”.
 
Inscrições abertas
 
Alunos e comunidade da FURB e região que tem interesse em acompanhar as discussões propostas pela XXI Semana Acadêmica do curso de Moda podem realizar a sua inscrição até dia 3 de outubro, domingo. Para garantir uma vaga é necessário preencher o formulário de inscrição disponível na Bio do Instagram do Centro Acadêmico (@modafurb), e pagar a taxa de R$35 se for estudante. O público externo, pessoas da comunidade e profissionais da moda da região precisam pagar uma taxa de R$40 e entrar em contato pelo e-mail contatocalmodafurb@gmail.com.
 
 #ValorizeSuaUniversidadeLocal