Feiras de Matemática

Facebook Twitter Imprimir

FEIRAS DE MATEMÁTICA

 

O que são Feiras de Matemática?

 

Entende-se por Feiras de Matemática um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, bem como pessoas da comunidade, do Brasil.
 

Histórico

 
Ao longo de seus trinta e dois anos de existência, as Feiras de Matemática realizadas no Estado de Santa Catarina vêm contribuindo para o aprimoramento da Educação Científica, quer pela participação direta dos estudantes, quer pela constante evolução profissional dos docentes e dirigentes educacionais envolvidos. As Feiras de Matemática surgiram em 1985 na FURB, em Blumenau com a realização da I Feira Regional de Matemática e a I Feira Catarinense de Matemática.
 
Há de se destacar que o Projeto Feiras de Matemática tornou-se um Projeto de Extensão Universitária a partir da aprovação da II Feira Regional, em 1986, pelo CNPq (processo nº 400103/86 ED), onde também expandiu-se para todo estado de Santa Catarina e a partir de 2006, no estado da Bahia, e a partir de 2010 em todo o território nacional. No período de 1985 à 2016, para a organização de 460 Feiras Municipais, Regionais, Estaduais e Nacionais de Matemática, o Programa Rede de Feiras de Matemática – PRFMat contou com o apoio de Universidades, Órgãos de Fomento à Pesquisa e à Extensão, Governo do Estado de Santa Catarina e Bahia, através das Gerências Regionais de Educação; Institutos Federais; Prefeituras Municipais, através das Secretarias de Educação e Instituições Privadas.
 
Convém salientar que em 2015 foi assinado um Convênio entre a FURB, IFC – Instituto Federal Catarinense, UNEB – Universidade do Estado da Bahia e a SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, com o propósito de expandir a organização de Feiras de Matemática em todas as unidades federativas. É importante sublinhar que as Feiras de Matemática, nessas três décadas, levaram milhares de estudantes, professores, dirigentes, familiares e comunidade a participar.
 
A PRFMat pretende organizar Feiras e Seminário de Avaliação das Feiras de Matemática – SAFM (05 já realizados), publicar livros e periódicos (21 já publicados), elaborar artigos, bem como ofertar Cursos de Aperfeiçoamento sobre estas Feiras (18 já ofertados), percorrendo quatro etapas: Planejamento, Preparo, Operacionalização e Análise pós evento (feedback).
 
As Feiras têm como objetivo promover a construção, reconstrução e divulgação dos conhecimentos matemáticos da Educação Básica, Educação Especial, Educação Superior, com envolvimento direto e indireto da comunidade de uma forma geral. O PRFMat, por meio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, pretende  contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Cientifica e, particularmente, da Educação Matemática do Brasil. 
 

Seminário 

 

VI Seminário Nacional de Avalição e Gestão das Feiras de Matemática

Dias: 05, 06 e 07 de julho/2017

Local - Camboriú/SC

» Acesse aqui

 
 

Curso de aperfeiçoamento em Feiras de Matemática

 

» Acesse fotos aqui   

» Acesse aos arquivos aqui