Grupos de pesquisa em História

Facebook Twitter Imprimir

CEMOPE

Centro de Memória Oral e Pesquisa

 
O projeto inicial para a criação de um Laboratório de História Oral, vinculado ao Departamento de História e Geografia da FURB, foi discutido e gestado a partir de setembro de 1998, com a posterior aprovação unânime junto ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), no dia 16 de dezembro de 1998 (Parecer 455/98). Os objetivos primordiais para a proposição de criação do referido Laboratório eram:  formar jovens pesquisadores com interesse na metodologia da História Oral, por meio de estágios de pesquisas realizados junto aos projetos em andamento no Laboratório e desenvolver um acervo de dados colhidos através de relatos orais sobre Blumenau e região. Tais propósitos se configuraram mediante a coordenação das professoras Sueli Maria Vanzuita Petry e Maria Luiza Renaux, cuja atuação no campo da pesquisa e do ensino, possibilitou a manutenção e desenvolvimento de estudos no âmbito da História do Vale do Itajaí. 
 
O CEMOPE, Centro de Memória Oral e Pesquisa, assim denominado a partir do ano 2000, conta com um acervo que se tornou espaço privilegiado para a realização de pesquisas e a guarda de relatos orais. Sua coleção principal, chamada “Entrevistas realizadas pelos ex-alunos do Curso de História da FURB”, constituída ao longo dos vinte e oito anos do trabalho de formação de professores de história e historiadores no Curso de História da FURB, dispõe de aproximadamente 286 entrevistas, realizadas pelos alunos da disciplina de Pesquisa em História em seu processo de formação acadêmica. As diferentes metodologias e usos da História Oral originaram uma coleção multifacetada, com uma infinidade de entrevistas que privilegiam a trajetória de vida de personagens que, em sua maioria, atuaram nas cidades que compõem o Vale do Itajaí, com destaque para Blumenau e região. Além das transcrições das entrevistas, também constam índices temáticos, toponímicos, nominais e seus respectivos termos de cessão de direitos para uso do conteúdo constante das entrevistas. Os áudios das entrevistas dessa coleção estão divididos entre o acervo do CEMOPE e o do Centro de Memória Universitária FURB, responsável pela organização e administração de documentos internos da Universidade.
 
Outra coleção importante do acervo, denominada “Censura Livre”, em alusão ao programa da “Rádio Blumenau” de 1981-82, conduzido prioritariamente pelo jornalista Luiz Antonio Soares, composta por aproximadamente 80 entrevistas transcritas e em fase de revisão final. Os temas contemplados referem-se a políticos e/ou personagens atuantes nas áreas de saúde, jornalismo e imprensa, educação e cargos públicos.
 
Na coleção “Memória Histórica de Blumenau – 150 Anos (2000)” constam ao todo 22 entrevistas realizadas com cidadãos que atuaram em Blumenau em diferentes períodos históricos. No ano 2000, foram organizados os festejos do sesquicentenário do município e membros da comissão de História, vinculada ao Instituto Blumenau 150 Anos, realizaram um trabalho para recuperar a memória histórica da cidade, que resultou em temas ligados às histórias de vida de inúmeros personagens e favorece os estudos sobre o cotidiano da cidade em tempos e atividades diversificadas.