Grupos de pesquisa em História

Facebook Twitter Imprimir

PESQUISA

 

Linhas de pesquisas

 
Biologia da Conservação
Desenvolvimento Regional
História Ambiental
História Oral
História Regional
Memória e Identidade Cultural
 

Pesquisadores

 
 Gilberto Friedenreich dos Santos - FURB
 Martin Stabel Garrote - FURB
 Vanessa Dambrowski - FURB
 
Estudantes que integram o Gphavi
Dayhane Hansen - acad. FURB
Diego Knoch Sampaio - acad. FURB
Francisco José Matias - acad. FURB
Gabriel Pierri de Souza  - acad. FURB
 
 

Projetos de pesquisas

 

2009 - 2013

História Ambiental do Parque Nacional da Serra do Itajaí: estudo da relação sociedade e natureza das comunidades no entorno do parque nos municípios de Apiúna, Presidente Nereu, Vidal Ramos e Botuverá – financiado pela FAPESC (Chamada Pública Universal 07/2009).

 

2006 - 2009

Análise histórico ambiental da memória oral de duas comunidades do entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Vale do Itajaí - Santa Catarina) – financiado pela FAPESC (Chamada Pública 07/2006 - Apoio à Pesquisa Científica Básica - Linha II). 

 

 

Projetos de iniciação científica

 

2011 - 2012

Transformações ambientais e processo histórico de ocupação da mata atlântica no vale do Itajaí (Santa Catarina): estudo de caso da Reserva Biológica Estadual sassafrás e do seu entorno na gleba do município de Benedito Novo  – financiado com bolsa PIBIC pela Universidade Regional de Blumenau.
 
Comunidades de Ribeirão do Ouro e Lageado Central (Botuverá - SC - Zona de Amortecimento do Parque Nacional Serra do Itajaí): uma História Ambiental baseada no ouro e calcário – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.
 
Transformações ambientais e processo histórico de ocupação da mata atlântica no vale do Itajaí (Santa Catarina): estudo de caso da Reserva Biológica Estadual sassafrás e do seu entorno na gleba do município de Doutor Pedrinho – financiado com bolsa PIBIC-CNPq.
 
A história das interações humanas com o ambiente no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: o caso das comunidades de Gravatá, Ribeirão Jundiá, Ribeirão Neisse, Barra de Águas Frias e Braço Salão do município de Apiúna SC – financiado com bolsa do FUNDES Governo de Santa Catarina.
 
Processo histórico da ocupação humana e do uso dos recursos naturais na bacia hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes, PR): zona de educação para o ecodesenvolvimento – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.
 
A interação sociedade e natureza das comunidades situadas no extremo sul da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí (Santa Catarina, Vale do Itajaí) – financiado com bolsa do FUNDES Governo de Santa Catarina.
 

Os viajantes e o meio ambiente do Vale do Itajaí – SC – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina. 

 

2010 - 2011

A composição da paisagem às margens do Rio Garcia, Blumenau - SC sob a ótica da história ambiental – financiado com bolsa PIBIC pela Universidade Regional de Blumenau.
 
A construção de hidroelétrica a ser realizada na comunidade de Rio Esperança (Rio dos Cedros, Santa Catarina): um estudo sob enfoque da história ambiental – financiado com bolsa PIBIC-CNPq.
 
História da ocupação humana e do uso da natureza na Bacia Hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes, PR): zona de educação para o ecodesenvolvimento – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.
 
Construindo a História Ambiental da Estrada de Ferro Santa Catarina: investigando a história da ferrovia em Blumenau-SC – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.

 

2009 - 2010

História Ambiental da Área de Proteção Ambiental Campos do Quiriri em Campo Alegre-SC – financiado com bolsa PIBIC pela Universidade Regional de Blumenau.

Quilombo do Morro do Boi (Balneário Camboriú, SC): uma análise da relação histórica comunidade e natureza como contribuição para a regularização fundiária
– financiado com bolsa PIBIC-CNPq.
 
História Ambiental das Comunidades do Entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí no Município de Apiúna – SC – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.
 
História Ambiental das Comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Guabiruba-SC – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.
 

2008 - 2009

História ambiental das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: comunidades de Salto de Águas Negras, Beira Rio e Lageado Central, município de Botuverá - Vale do Itajaí – SC – financiado com bolsa PIBIC pela Universidade Regional de Blumenau.
 
História ambiental das comunidades do entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí: comunidades do Lageado Baixo, Lageado Alto e Ribeirão do Ouro, município de Botuverá - Vale do Itajaí – SC – financiado com bolsa PIBIC-CNPq.
 
História Ambiental das Comunidades do parque Nacional da Serra do Itajaí em Gaspar e Guabiruba – SC – Bolsa Premio Mérito Universitário – FAPESC - Chamada Pública 02/2008.
 
História Ambiental das Comunidades do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Blumenau e Indaial-SC – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.

 

2007 - 2008

Análise Histórico Ambiental da memória oral das comunidades da Nova Rússia e Faxinal do Bepe no entorno do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia SC – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.

 

2004 - 2005 

Histórico Ambiental da Mata Atlântica da região do Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia e entorno no séc. XX – financiado com bolsa do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.