Grupos de pesquisa em História

Facebook Twitter Imprimir

PESQUISA

 

Linhas de pesquisa

 
  • Cultura, identidade e representações no espaço Ibero-americano
  • Instituições, sociabilidades e poder na América colonial
 

Exemplos de trabalhos de conclusão de curso orientados no âmbito do CPHA

 
A presença indígena na revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (1944-1978)
 

Pesquisadores

 
 André Souza Martinello - FURB
 Juliana de Mello Moraes - FURB
 Thiago Rodrigo da Silva - FURB
 
Estudantes que integram o CPHA 
Daiane Letícia Colombi - acad. FURB
Jéssica Dandara Oechsler - acad. FURB
Thiago Kistenmacher Vieira - acad. FURB
 

 

Projetos de pesquisa

 
O Centro de Pesquisa em História da América está aberto a quaisquer estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da FURB interessados em aprofundar seus conhecimentos e a desenvolver pesquisas sobre o continente e suas relações com outros territórios. Nesse sentido, o CPHA não se restringe aos estudantes de História, mas também acolhe pesquisadores/estudantes de outras áreas interessados em investigar questões referentes a cultura, identidade, intercâmbios (sociais, culturais, econômicos, etc.), instituições e sociabilidades presentes nesses espaços.
 

Atualmente, o CPHA desenvolve os seguintes projetos

 

2014 - atual

Título: Instituições, sociabilidades e intercâmbios culturais entre a Europa e a América (séculos XVII a XIX)
Descrição: O movimento de pessoas, mercadorias, flora, fauna e outros produtos - como livros, utensílios domésticos e profissionais, peças de vestuário, etc. - era bastante intenso entre os séculos XVI e XIX. As embarcações não proporcionavam somente o deslocamento de indivíduos ou mercadorias, mas igualmente de ideias, línguas e manifestações de fé entre a Europa, América e África. Por outro lado, a difusão de instituições congêneres em diferentes pontos dos impérios, tanto espanhol quanto português, igualmente proporcionou a ampliação de conexões e o desenvolvimento de expressões culturais e religiosas por vezes semelhantes e outrora inéditas. Os constantes intercâmbios sociais, culturais, materiais e econômicos evidenciavam a interconectividade entre os territórios banhados pelo oceano Atlântico. Essa perspectiva baseada na valorização das trocas, redes e conexões entre os continentes emergiu na historiografia nas últimas décadas. Tal viés analítico rompe com os paradigmas historiográficos dantes alicerçados na visão eurocêntrica da História, nos quais o colonizador desempenhava o papel preponderante e central. A partir dessa nova abordagem pautada na dimensão atlântica, esta pesquisa tem como objetivos principais averiguar as sociabilidades desenvolvidas através de instituições, as quais estabeleciam ligações entre os habitantes de distintos espaços geográficos a volta do Atlântico, bem como as trocas e a circulação de ideias e objetos culturais, como impressos, entre os continentes, com destaque para a Península Ibérica e a América, tanto portuguesa quanto espanhola, entre os séculos XVII e início do século XIX.
 

2014 - atual

Título: Modelos de perfeição e fé: a mulher leiga na literatura franciscana do Antigo Regime
Descrição:  Esta pesquisa busca averiguar, na literatura produzida pelos indivíduos vinculados à ordem de São Francisco, os modelos e significados relativos à mulher leiga durante o Antigo Regime. Independente da sua condição, seja como esposa, mãe ou trabalhadora, exigia-se da mulher uma conduta social e moral adequada aos preceitos católicos, pautados sobretudo nas disposições tridentinas. Estes colaboravam para a conformação de significados que qualificavam o feminino, marcando e hierarquizando as relações sociais da época. Essa literatura era divulgada pelos franciscanos e suas instituições nos mais diversos territórios da cristandade, incluindo a América tanto espanhola quanto portuguesa. Atualmente, muitos trabalhos analisam conventos e recolhimentos femininos nos seus mais variados aspectos, no entanto a representação e os modelos referentes às mulheres leigas na literatura religiosa e a sua apropriação carecem de estudos. Nesse sentido, a pesquisa dedica-se a uma temática ainda pouco explorada na historiografia brasileira.
 

Faça parte do CPHA

 
Para fazer parte do CPHA, desenvolvendo investigação é necessário atender aos seguintes requisitos:
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FURB.
  • Dedicar-se às atividades de pesquisa (horas divididas de acordo com o andamento do projeto e a necessidade de cada pesquisador).
 
Os interessados devem agendar uma entrevista com a professora Juliana de Mello Moraes.

Informações: 47 3321-0289 ou jmmoraes@furb.br