Observatório do Desenvolvimento Regional

Facebook Twitter Imprimir

HISTÓRICO

 
O SIGAD - Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão tem por objetivo gerar dados relevantes para o processo de tomada de decisões de investimentos públicos e privados. O Projeto  é resultado de uma parceria entre a FURB e a Prefeitura Municipal de Blumenau.
 
Busca trazer ao conhecimento comum os principais dados sobre a realidade socioeconômica de Blumenau. O projeto foi iniciado em 2006, muito embora os esforços para construir uma base de dados e informações para Blumenau venha de longa data.
 
O desafio consistia em criar uma base de informações dinâmica, atualizada, consistente e de qualidade para orientar as decisões de investimentos, bem como servir de referência de pesquisa para qualquer interessado em estudar a estrutura social, política e econômica do município de Blumenau.
 
A transparência das ações dos governos, empresas e instituições — que servem para fortalecer a democracia e a cidadania — possibilitam a existência e atuação desse projeto. As informações ora apresentadas não esgotam totalmente os dados disponíveis, mas são importantes para os cidadãos formarem uma ideia do cenário socioeconômico do município de Blumenau, do seu passado, presente e futuro."
 
São objetivos específicos do SIGAD:
a) Organizar base de dados histórica de informações sociais e econômicas do município.
b) Elaborar relatório/diagnóstico socioeconômico municipal, com análises de conjuntura e setoriais.
c) Elaborar folder com as principais informações socioeconômicas do município.
d) Elaborar folder com os destaques do município.
e) Preparar e divulgar as informações por meio da web.
f) Atualizar periodicamente as informações.
 
Nesse sentido, é importante ressaltar que as informações levantadas, em sua grande parte são provenientes de fontes de caráter público. As fontes oficiais apresentam consistência, são intertemporais e usam metodologias confiáveis.