Anped Sul

Facebook Twitter Imprimir

SOBRE A ARTE DO EVENTO

 
A arte é do artista, mas é antes de tudo do mundo, das pessoas, da vida. O artista a assina, deixa seu registro pessoal encharcado do que vive e do que experiencia.
 
Assim podemos dizer que mesmo não nascido em Blumenau, o artista plástico Oberdam Eltz tem um pouco de nossa cidade e deixa aqui um pouco de si. O artista gaúcho circula pelo mundo, se coloca no contexto como um nômade, e por esse motivo sua obra fala tanto dos lugares por onde passa.
 
Oberdam tem obras em diversos países como Londres, França, Alemanha, Espanha, Índia, Peru e alguns estados do Brasil. Suas principais linguagens de expressão são o desenho e a pintura. O suporte? A pele nas tatuagens e as paredes das ruas por onde passa, papéis e outros. Em Blumenau é possível você conhecer outras obras do artista. Venha!


Aracuã: pássaro símbolo de Blumenau

 
O Aracuã (Ortalis guttata), que ilustra a ANPED Sul 2020, é a ave símbolo da cidade de Blumenau-Santa Catarina. Essa ave habita áreas arbustivas, no interior e nas bordas das florestas. Alimenta-se geralmente de sementes, frutos, insetos e brotos. Mede aproximadamente 45 centímetros e por ser grande, atrai o interesse de caçadores, o que aliado a destruição dos seus habitats nas florestas, quase provocou a sua extinção em nossas matas.
 
O Aracuã geralmente é encontrado em grupos, cantado em casais, ao alvorecer e ao entardecer, e o seu canto ecoa, respondido por outros bandos, demarcando territórios!
 
Aprendamos nós com os Aracuãs, ecoar juntos, pela nossa pesquisa, em defesa por territórios da Educação como direito de todos.