FURB, Universidade Antirracista

Facebook Twitter Imprimir

APRESENTAÇÃO

 

“O racismo é uma ideologia que permeia todas as esferas sociais. Várias formas de racismo persistem nos sistemas de Ensino Superior no século XXI. Alguns deles são expressos abertamente, são “visíveis”, são aqueles que costumam estar associados à ideia de “discriminação racial”. Outros que, dependendo do caso, são de natureza estrutural ou sistêmica, foram “naturalizados” e tendem a ser praticamente “invisíveis”. Estes se expressam no caráter monocultural dos Sistemas e Instituições de Ensino Superior (IES) e, com isso, na exclusão de visões de mundo, histórias, linguagens, saberes e modos de produção dos mesmos, dos diversos povos e populações indígenas e afrodescendentes, comunidades; bem como na marginalização e desvalorização das perspectivas afrodiaspóricas e indígenas nos planos de estudos, na escassa participação de indígenas e afrodescendentes entre estudantes, professores, autoridades e funcionários das IES e nos preconceitos quanto às suas capacidades intelectuais.” (Edital, UNESCO/UNTREF, 2022)
 
Com o objetivo de refletir, debater e agir no combate ao racismo, a Universidade Regional de Blumenau, FURB, participou da chamada para propostas da 3ª campanha pela erradicação do racismo no ensino superior na América Latina, promovida pela Cátedra UNESCO, Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), por meio de sua Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior.
 
O projeto, intitulado Furb, Universidade Antirracista foi um dos projetos escolhidos para desenvolver ações institucionais na erradicação do racismo no ensino superior. Sendo assim, no período de setembro a dezembro de 2022, serão desenvolvidas diversas atividades na Universidade Regional de Blumenau (FURB) que incluirão círculos de diálogos, exposições, palestras, formações, rodas de conversa, mesas redondas e debates, visando a comunidade interna e externa da universidade. Esperamos que essas ações se constituam em momentos iniciais de um processo contínuo de acolhimento, reconhecimento e respeito à diversidade etnicorracial, nas distintas esferas da universidade e fora dela, com a universidade contribuindo efetivamente para uma educação de combate ao racismo.
 
Nesta página, serão disponibilizados materiais produzidos pela UNESCO, além de materiais do projeto específico da FURB, incluindo vídeos e textos elaborados a partir das atividades realizadas.
 
 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

 

06 de outubro 

Das 14:00 às 18:00 

 

 

Círculo de Diálogo: 

 

Discutindo as questões etnicorraciais na pós-graduação: sujeitos e objetos de pesquisa 

20 de outubro 

Das 19:00 às 20:30 

1º Encontro do Projeto “Acolhimento e Escuta” de estudantes 

 

26 de outubro 

 

Turma 01: 26/10 das 14:00 às 16:00 

Turma 02: 26/10 das 18:30 às 20:30 

 

1º Encontro da Formação (serão dois encontros): 

Conversando sobre diversidade étnico-racial e racismo na Universidade: formação para docentes e técnico-administrativos. 

27 de outubro 

Das 19:00 às 20:30 

2º Encontro do Projeto “Acolhimento e Escuta” de estudantes 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

MATERIAIS

 
 Por uma educação antirracista nas universidades

 

 

EQUIPE

 

Halina Macedo Leal (coordenadora do projeto FURB/UNESCO/UNTREF)
Integrantes:
Ana Paula Evaristo Russi
Josiele Bené Lahorgue
Lucymara Valentini Borges
Karla Lucia Bento
Simone Koch
Tatiane Aparecida Viega Vargas
 
 

Projeto desenvolvido dentro da 3ª Campanha pela Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina, promovida pela CÁTEDRA UNESCO Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina da Universidad  Nacional de Tres de Febrero (UNTREF).