Observatório do Desenvolvimento Regional

Facebook Twitter Imprimir

 

GRUPO DE PESQUISA IPÊS

 
O Grupo IPÊS - Grupo Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais está composto por pesquisadores e estudantes de diversas áreas de conhecimento, com ênfase nas Ciências Humanas. Está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB, mas também inclui pesquisadores de outras IES do Brasil. 
 
O grupo se dedica a estudar processos socioambientais associados aos padrões de desenvolvimento, numa reflexão crítica sobre as concepções de natureza dominantes, atendendo para suas diversas formas de valoração e os processos territoriais que subjazem a elas.
 
Para embasar esta reflexão, o grupo presta atenção para as discussões no campo da ética ambiental e da justiça ambiental, e nas concepções de natureza de povos e comunidades tradicionais, que são atingidos negativamente pelos processos de desenvolvimento predominantes.
 
O grupo está organizado em quatro linhas, uma eminentemente teórica, e três que estabelecem conexões com problemáticas empíricas atuais, sendo estas: Teoria social, natureza e ética socioambiental; Conflitos socioambientais, sociodiversidade e território; Comoditização da natureza, especismo e padrões de desenvolvimento e Resistência socioambiental e solidariedade entre territórios.
 
Com elas, o grupo procura contribuir na formulação de éticas socioambientais, entendidas como aquelas capazes de amalgamar, como elementos normativos, a reflexão sobre a consideração moral de seres vivos não humanos e a equidade ambiental.