FURB conta com grupo de acolhimento e integração para pessoas negras, com encontros periódicos

FURB conta com grupo de acolhimento e integração para pessoas negras, com encontros periódicos

Foto: Carlos Henrique Koch

Desde o segundo semestre de 2024, a FURB conta com mais um grupo de acolhimento vinculado à Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). Trata-se do Grupo de Acolhimento e Integração para Pessoas Negras, criado a partir de uma parceria com o grupo que compõe a Comissão de Diversidade e Inclusão (Codin).

Nos encontros, os participantes podem ficar à vontade para contar suas experiências no âmbito universitário, sendo que o grupo é aberto tanto para estudantes quanto para servidores e demais integrantes negros da comunidade acadêmica. Assuntos do cotidiano são abordados no encontro, que conta com o acompanhamento de psicólogos e profissionais especializados da Coordenadoria de Assuntos Estudantis. Neste grupo de acolhimento, em encontros anteriores, já houve debates mais técnicos sobre a percepção das pessoas negras na Universidade, contando com convidados como pesquisadores integrantes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da FURB.

“A Universidade é um ambiente em que a gente tem que fomentar isso, esse debate com relação à diversidade em distintos centros, então claro, isso parte do Centro de Ciências Humanas, mas a gente está trabalhando com seres humanos e diversos. Então, assim, questões referentes à diversidade ocorrem em distintos centros. Todo mundo tem que abraçar essa causa, mas pensando dentro de uma perspectiva de humanidade, de direitos humanos e de conseguir acolher o diverso”, ressalta a professora Halina Leal, que integra o grupo de acolhimento e que é uma das líderes da Comissão de Diversidade e Inclusão da FURB.

Neste ano, já foram dois encontros realizados por este grupo, com convocação prévia realizada pelas redes sociais da CAE. A última reunião deste grupo, que contou com uma dinâmica de integração em formato de roda, foi realizada no final da tarde do último dia 15 de abril, na sala J-003.

Assista à reportagem e saiba mais sobre os trabalhos deste grupo de acolhimento vinculado à CAE da FURB: