Facebook Twitter Imprimir


» furb.br/apoioaoestudante

APOIO AO ESTUDANTE

 

A FURB disponibiliza um conjunto de serviços específicos que contribuem para a integração social, acadêmica e profissional dos estudantes, como atendimentos especializados, programas de bolsas e de complementação curricular.

 

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis - CAE é responsável por operacionalizar diversos destes serviços como o Acolhimento Psicológico e o Social, o Atendimento Educacional Especializado a estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtornos de aprendizagem e a orientação e o gerenciamento do Programa Universidade Gratuita na FURB.

 
Para mais informações, entre em contato:

 

 

Programas de bolsas e complementação curricular

 

 

 

Programas de financiamento

 

 

 

Programas de descontos, bonificação e créditos mínimos

 

 

 

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis é responsável pela elaboração, implementação, execução e avaliação da política de apoio aos estudantes da FURB. Todas as ações consistem em promover a permanência e o êxito acadêmico na universidade, tornando o cotidiano mais acolhedor e diverso.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acolhimento psicológico individualizado

 

Tem como objetivo acolher as demandas dos estudantes relacionadas à saúde mental e dificuldades que envolvem o contexto da Universidade. Trata-se de um atendimento breve e pontual, que objetiva auxiliar no processo de compreensão e enfrentamento do sofrimento ou das dificuldades vivenciadas, buscando a construção de estratégias para amenizar as situações apresentadas. Quando necessário, é realizado encaminhamento para os demais serviços públicos ou privados de saúde.

 

 

Acolhimento social

 

Busca compreender de forma mais ampla as demandas apresentadas que, em geral, não se restringem apenas às questões relacionadas ao pagamento das mensalidades. Este atendimento permite identificar situações de conflitos familiares, violências e vulnerabilidades sociais, dificuldades de aprendizagem, de relacionamento com docentes ou outros estudantes, dúvidas ou insatisfação com o curso, demandas para rede socioassistencial, entre outros.

 

 

Atendimento educacional especializado

 

É destinado a estudantes com deficiência, altas habilidades ou superdotação e transtornos de aprendizagem e busca acolher estudantes com deficiência, altas habilidades ou superdotação ou transtornos de aprendizagem e, quando necessário, sua família.

 

Este acolhimento permite identificar as condições apresentadas (potencialidades e limites), estabelecer diálogo com a rede de profissionais que o atendem, identificar e definir os recursos de acessibilidade necessários, tais como: acompanhamento por intérprete de Libras; adaptação de mobiliário; garantia de sala acessível; acompanhamento por profissional de apoio para mobilidade, higiene e alimentação; identificação de software voltado à acessibilidade; orientação e acompanhamento a professores, inclusive redefinição de estratégias pedagógicas e orientação a profissionais de apoio e intérprete de Libras; produção de materiais acessíveis; tradução de materiais a estudantes e professores.

 

 

Grupos de acolhimento

 

São espaços coletivos de diálogo sobre temas do cotidiano acadêmico e outras questões que impactam diretamente no contexto universitário e na vida do estudante. Atualmente, a CAE oferece três grupos de acolhimento:

 

Grupo de acolhimento psicológico: modalidade de acolhimento psicológico em grupo, que objetiva criar um espaço coletivo de fala, de escuta e de acolhida. Os encontros possibilitam trocas de experiências, de apoio emocional e de livre expressão dos sentimentos. Não é necessária inscrição prévia. Só chegar e participar.

 

Grupo de Acolhimento e Discussão: Arte & Vivências LGBTQIAPN+: espaço criado em parceria com o PPGE/FURB - Programa de Pós-Graduação em Educação destinado à reflexão de questões e de vivências LGBTQIAPN+ dentro da Universidade, a partir da estética e da arte. Este grupo objetiva a constituição de um coletivo formado por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ que desejam construir um espaço de acolhimento, de vivências, de escuta, de partilha, de arte, de discussão e reivindicação.

 

Grupo de integração e acolhimento a estudantes com deficiência, altas habilidades ousuperdotação e transtornos de aprendizagem: espaço coletivo construído por estudantes com o intuito de promover acolhimento e integração a partir do compartilhamento de ideias, vivências e dinâmicas de temáticas diversas. Promover a inclusão é um compromisso de todos! Não é necessária inscrição prévia. Só chegar e participar.

 


Painel