Facebook Twitter Imprimir

 

Título conferido: licenciado
Duração: 8 fases (4 anos)
Turno: noturno (verão)
 

CIÊNCIAS SOCIAIS

 
O cientista social é um profissional capaz de elaborar análises rigorosas sobre diversos aspectos da sociedade, a partir das reflexões da Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Compreende a formação e os desafios da sociedade brasileira e regional, por meio de múltiplas interpretações sobre fenômenos culturais, problemas sociais e políticos, e o surgimento de novas tecnologias.
O curso de Ciências Sociais da FURB contempla uma formação ampla, reflexiva e criativa. A prática pedagógica é construída em conjunto com os acadêmicos, buscando o entendimento da realidade social local.
 

Área de atuação

 
Os licenciados pelo curso podem ministrar aulas de Sociologia no Ensino Médio, na rede pública ou privada, atuar na assessoria pedagógica de diversos movimentos sociais, organizações não governamentais, sindicatos, partidos políticos, e empresas públicas ou privadas, ministrar cursos e oficinas, colaborar em pesquisas de mercado, de opinião e eleitorais. A obrigatoriedade do ensino de Sociologia (Lei Federal nº 11.684/08) possibilitou a abertura de inúmeras vagas de trabalho para os licenciados em instituições de ensino em todo o país. 

 

 

Diferenciais

 

  • Formação ampla e plural, voltada para a atuação no Ensino Médio, que inclui conhecimentos em Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Pedagogia, Políticas públicas de educação, cidadania e LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).
  • Possibilidade de participação em atividades de Iniciação Científica proporcionadas pela Universidade.
  • Aulas presenciais em um ambiente universitário dinâmico e engajado, em um curso com mais de 30 anos de história.
  • Desenvolvimento, sob orientação dos professores, de pesquisas e atividades de extensão nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e Educação. 
 

  • Elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que permite aprofundar a formação e o domínio dos temas relacionados ao curso.
  • Possibilidade de participação no Subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vivenciando e criando ao longo do percurso formativo práticas pedagógicas inovadoras em instituições educacionais da região.
  • O curso de licenciatura em Ciências Sociais da FURB conta com programas de incentivo a formação de professores (licenciatura), que oferecem desconto e bonificação nas mensalidades.

 


Painel