Facebook Twitter Imprimir

 

Título conferido: bacharel
Duração: 9 fases (4,5 anos)
Turno: noturno (verão e inverno)
 

BIOMEDICINA


A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente 35 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina - CFBM, está em ampliação constante, sendo que as duas principais são a docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas – que concentram cerca de 65% dos profissionais formados.
 
A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal nº 6.684, 03 de setembro de 1979 e Decreto Federal Nº 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma Lei Federal criou o Conselho Federal de Biomedicina - CFBM e os Conselhos Regionais de Biomedicina - CRBMs, como objetivo de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Biomédico.

 

 

Perfil profissional

Profissional Biomédico com formação generalista (ênfase em Análises Clínicas), humanista, crítica e reflexiva. Pode atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da 
 

 

 

realidade em benefício da sociedade. O profissional tem a oportunidade de conhecer outras áreas mais específicas como: análises ambientais, análises bromatológicas, pesquisa científica, identificação humana e genética forense, acupuntura, imagenologia, biotecnologia entre outras.

 

 

Campo profissional

O curso forma Biomédicos com ênfase em: 
 
  • Análises clínicas (patologia clínica) - diagnóstico laboratorial de patologias (desde as bioquímicas, microbiológicas, parasitológicas, imunológicas e hematológicas), responsabilidade técnica, assinar e emitir laudos, assumir chefias técnicas, ser diretor ou proprietário de laboratório, processar sangue e derivados.
  • Além da ênfase em Análises Clínicas o profissional terá a oportunidade de conhecer outras áreas mais específicas como:
 

 

 

 

 

- Análises ambientais: prestar consultorias, realizar análises físico-químicas e microbiológicas de água, esgoto e lodo, que são de interesse de saneamento do meio ambiente.

- Análises bromatológicas: realizar análises de alimentos, análises físico-químicas e microbiológicas. Contribuindo para o controle de qualidade, processamento e armazenamento de alimentos processados.
- Biologia molecular - DNA: realizar análises moleculares, interpretação de resultados. Estudo do DNA e RNA. Estudo dos processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e a regulação dos processos. Técnicas de PCR e RFLP.
- Pesquisa científica: Realizar pesquisas científicas em empresas públicas e privadas, realizar pesquisa na área de neurociências, biologia celular, biologia molecular, biofísica, fisiologia, imunologia, microbiologia, parasitologia, farmacologia, genética, hematologia.

 


Painel