Facebook Twitter Imprimir

 

Título conferido: bacharel
Duração: 9 fases (4,5 anos)
Turno: noturno 
(verão)
 

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

 
O estudante de Economia gosta do mundo dos negócios, das estratégias e das finanças. Está sempre ligado ao mercado e seu comportamento, sendo que seu foco principal são os investimentos e a melhor utilização dos recursos financeiros. Estuda e formula conceitos e estratégias; para isto, aprende finanças, estatística, matemática, história, macroeconomia e planejamento. Estuda os consumidores e produtores, a economia catarinense, brasileira e mundial, além de fazer análise de investimentos e exercitar as práticas bancárias e financeiras.

O estudante desenvolve capacidade de diagnóstico e análise para dar soluções aos problemas econômicos e financeiros, além das qualidades de um estrategista. Tem mente visionária e atitude empreendedora. 

 

 

Diferenciais


  • Business games - Jogos de empresas nos quais os alunos colocam em prática seus conhecimentos em laboratório, através de simuladores de negócios.
  • Mercado de ações - os alunos aprendem a negociar ações - compra, venda, estratégias - por meio dos pregões on-line das bolsas de valores.
  • Elaboração e análise de projetos - em dois semestres os alunos desenvolvem projetos de novos negócios e empreendimentos, apresentando seis trabalhos dentro dos padrões necessários para obter financiamento dos bancos de desenvolvimento e de outras instituições financiadoras.
  • A Universidade oferece canais de televisão fechada (DTCOM), com cursos a distância relacionados ao autoaperfeiçoamento pessoal e aos negócios, de uso exclusivo dos acadêmicos da FURB.
  • O aluno, além da formação específica em Economia, também tem oportunidade de especializar-se na área de seu interesse, através de disciplinas optativas.
  • O curso enfatiza o método do "aprender-fazendo", envolvendo o acadêmico de Economia. 
 

 

 

Isto acontece através de projetos de pesquisa em estágios que compreendem a geração de renda e emprego; no estudo de cadeias produtivas e na formulação de estratégias de desenvolvimento que contemplem o uso racional dos recursos, com ênfase no meio ambiente e em atividades autossustentáveis.

  • O curso prepara o profissional de Economia para atuar como profissional autônomo no setor público ou para abrir seu próprio negócio. As estatísticas demonstram a atuação do Economista em muitas áreas de mercado. 
  • Qualificação do corpo docente - composto por professores mestres e doutores.


Campo profissional


Profissional liberal, empresário, pesquisador, dirigente político e de entidades, desenvolvendo análises, projeções, programação econômico-financeira de investimentos de qualquer natureza, avaliando custos de produção e rentabilidade em diferentes segmentos da atividade econômica, realizando estudos de mercado, análises de conjuntura e previsões econômicas, formulando e avaliando estratégias de planejamento empresarial.

 


Painel