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Título conferido: licenciado
Duração: 8 fases (4 anos)
Turno: Regime especial - sextas à noite, sábados manhã e tarde e períodos concentrados nos recessos escolares 
 
» furb.br/pedagogiaindigena

FUMDES - PEDAGOGIA - INDÍGENA XOKLENG

 
O curso de Pedagogia Indígena Xokleng tem por objetivo formar professoras e professores pertencentes ao Povo Indígena Laklãnõ/Xokleng para atuarem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, coordenação e orientação pedagógica das escolas e no desenvolvimento de projetos de interesse das comunidades, com competência para refletir criticamente sobre as práticas políticas pedagógicas de uma educação diferenciada pautada na perspectiva da interculturalidade.
 
Atualmente são disponibilizadas 45 bolsas pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, mantido pelo Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior.

 

 

Diferenciais
 

  • Curso presencial.
  • Formação profissional com ênfase em Educação Intercultural.
  • Prática como componente curricular, projetos de extensão e estágio obrigatório perpassam a organização curricular ao longo do curso, possibilitando aos estudantes vivenciarem a articulação entre teoria e prática.
  • Atividades extraclasse incluídas nos créditos acadêmicos, possibilitando desenvolver trabalhos e projetos que visem a autonomia, proatividade e engajamento dos estudantes.
  • Elaboração e apresentação, nas últimas fases do curso, de Trabalho Final de Curso como forma de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Visitas e viagens: museus, exposições de arte, teatros, concertos, escolas, projetos educacionais de OSCs, empresas, etc.
  • Integração do curso com programas de pós-graduação, projetos de extensão e pesquisas institucionais no âmbito da FURB e da UDESC, com potencial de ampliação para outras IES.
  • Possibilidade de participação em eventos científicos internos e externos para divulgação de resultados de projetos de pesquisa e extensão.
  • Possibilidade de elaboração e publicação de materiais didáticos específicos e diferenciados para educação escolar indígena e para aplicação da lei 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
  • Estudos integrados com acadêmicos de outros cursos da FURB e da UDESC.
 

 Campo profissional

 
  • Educação Infantil
  • Projetos educacionais não-escolares junto à comunidade, em hospitais e empresas
  • Gestão escolar e coordenação pedagógica
  • Educação de jovens e adultos
  • Entidades que atendem educandos com necessidades especiais
  • Área de recreação
  • Anos iniciais do Ensino Fundamental
     

 

 


Painel