FIES

 
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar as mensalidades de estudantes que não tenham condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Atualmente o Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
 
Aditamento - é a renovação semestral do contrato de financiamento estudantil. Após a assinatura do contrato, o acadêmico fica obrigado a renovar (aditar) o contrato na primeira quinzena letiva de cada semestre a ser financiado, na Divisão de Administração Financeira, Sala A-106 do câmpus 1.
 
Inscrições

  • As inscrições para o FIES são feitas exclusivamente pela internet através do site do Sis Fies Portal.
  • Após a inscrição, o acadêmico deve agendar atendimento, trazer os comprovantes de renda, residência, CPF e identidade do seu grupo familiar para retirar o Documento de Regularização de Inscrição (DRI) na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA no prazo máximo de 10 dias. O agendamento deve ser feito através do telefone 47 3321-0309.
  • Com o Documento de Regularização de Inscrição em mãos, o acadêmico tem 10 dias para comparecer a Instituição Financeira que escolheu na inscrição para efetivar o contrato. Os bancos habilitados a contratar o Fies são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
  • Com o contrato em mãos o acadêmico deve trazer uma cópia e entregar na Divisão de Administração Financeira da FURB para então receber sua mensalidade com o respectivo desconto.
 
Orientações do MEC referentes ao ENEM  
 
O estudante que tiver terminado o ensino médio em 2010, ou que concluir nos próximos anos, terá obrigatoriamente que ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem para solicitar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Fies. Ainda de acordo com a portaria, os estudantes que por ocasião da inscrição ao Fies informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento - CPSA, através de histórico escolar ou de outra declaração específica da escola.
 
Para o acadêmico que já fez sua inscrição no site sisfiesportal.mec.gov.br e que, por algum motivo não efetivou seu contrato junto a Instituição Financeira, deverá entrar em contato telefônico com o SISFIES, através do número 0800-616-161.

Principais diferenciais
 
  • A partir do momento em que contrata o Fies, o estudante pode utilizá-lo até o final da graduação, se for de seu interesse e desde que atenda as regras do programa.
  • O Fies custeia até 100% da matrícula e mensalidades de cada um dos semestres.
  • Estudantes beneficiados pelo FIES também podem se inscrever no Cadastro Socioeconômico, porém, somente para participar da seleção dos programas de estágio interno, estágio no programa Novos Valores, bolsista de pesquisa, de extensão e monitoria.
  • O pagamento do financiamento inicia somente 18 meses após a colação de grau.

Percentual de financiamento
 
O Fies permite o financiamento de até 100% do valor da mensalidade, no entanto em cada processo seletivo é definido o percentual máximo a ser financiado para cada aluno. Depende do percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita.Na ocasião do aditamento, o estudante poderá optar pela redução do percentual de financiamento, mas nunca pelo seu aumento.
 
Financiamento - fiador
 
São duas as exigências ao fiador: o não cadastramento em órgãos de proteção ao crédito e a comprovação de rendimentos mensais de no mínimo, o dobro da mensalidade do acadêmico. Há a possibilidade de apresentar até dois fiadores, a fim de que a soma dos rendimentos atenda ao valor mínimo exigido. No entanto, não poderão ser fiadores o cônjuge do candidato e o estudante beneficiário do Programa de Crédito Educativo.
 
Outra opção é a fiança solidária que se constitui na garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo Fies reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais. Para a constituição do grupo da fiança solidária, não será exigida comprovação de rendimentos dos membros do grupo que devem obrigatoriamente ser estudantes da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos.
 
A FURB não é conveniada ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

Pagamento
 
A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. O pagamento do financiamento recebido é feito em 4 etapas:
  1. Pagamento trimestral (valor máximo R$ 50,00 por trimestre) a partir da assinatura do contrato e mesmo durante o período e de carência, o acadêmico deve pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o valor do financiamento.
  2. Prazo de carência  de 18 meses a contar da data da colação de grau.
  3. Amortização I (12 meses) após o 18º mês de carência, o estudante passa a pagar mensalmente, por 12 meses, valor igual à parte paga para a instituição de ensino no último semestre cursado.
  4. Amortização II (3 vezes o tempo de utilização) transcorridos os 12 meses da amortização I, o saldo devedor poderá ser pago no período de 3 vezes o prazo de utilização do financiamento, ou seja, se o estudante utilizou o Fies durante 3 anos de graduação, por exemplo, poderá quitar o saldo devedor em até 9 anos.

 

» Contato

 


Painel