Facebook Twitter Imprimir

 

» furb.br/fies

FIES

 
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar as mensalidades de estudantes que não tenham condições de arcar integralmente com os custos de sua formação superior. 
 
O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, orgão vinculado ao Ministério da Educação. Para mais informações do programa, entre no site www.mec.gov.br.

 

 
 
 

Inscrição Fies 2017

 
A FURB já assinou junto ao MEC – Ministério da Educação o Termo de Participação para o processo seletivo do FIES para o 1º semestre de 2017. As regras de funcionamento do processo estão na Portaria Normativa nº 25 que disciplinará as condições para que os candidatos possam se inscrever. Apesar do MEC não ter divulgado oficialmente a quantidade de vagas para a FURB e nem o edital com as datas de início das inscrições no processo seletivo 2017/1, informamos o endereço que está na Portaria Normativa nº 25 de 21/12/2016, no seu Capitulo III, Seção I, Artigo 9º.
Trata-se do link exclusivo utilizado para as inscrições no processo seletivo. » fiesselecao.mec.gov.br
 
O MEC lançou o Edital nº 8 no dia 07/02/2017, informando as regras e o cronograma para o processo seletivo do FIES 2017/1. Consulte o edital publicado no Diário Oficial da União antes de fazer a sua pré-inscrição no site do fiesselecao.mec.gov.br que ficará aberto de 07/02 até 10/02/2017. Aproveite para se informar nesse mesmo link, do funcionamento de todo o processo de inscrição até a contratação do financiamento estudantil junto aos bancos.
 
Importantesomente poderão se candidatar, as pessoas que fizeram o ENEM a partir de 2010 e que alcançaram no mínimo 450 pontos nas provas e que não zeraram a nota de redação. Também para validação da inscrição, a renda bruta mensal per capita poderá ser de até 03 salários mínimos atuais.
 
Principais diferenciais
 
  • A partir do momento em que contrata o Fies, o estudante pode utilizá-lo até o final da graduação, se for de seu interesse e desde que atenda as regras do programa.
  • O Fies não custeia mais 100% do valor da semestralidade, podendo alcançar percentual próximo a 100% das mensalidades de cada um dos semestres.
  • Os estudantes beneficiados pelo Fies também podem se inscrever nos programas abrangidos pelo Cadastro socioeconômico, porém, essa situação hoje somente é possível quando o fies é até 75% da semestralidade. Cabe ressaltar que dependerá das regras definidas nos editais publicados a cada semestre para o Cadastro socioeconômico.
  • Estudantes beneficiados pelo Fies também podem se inscrever no Cadastro Socioeconômico, porém, somente para participar da seleção dos programas de estágio interno, estágio no programa Novos Valores, bolsista de pesquisa, de extensão e monitoria.
  • O pagamento do financiamento inicia somente 18 meses após a colação de grau.

Percentual de financiamento
 

O Fies permite o financiamento próximo a 100% do valor da mensalidade, no entanto em cada processo seletivo é definido o percentual máximo a ser financiado para cada aluno. Também leva-se em conta o percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita e outros critérios estabelecidos pelo MEC. Na ocasião do aditamento, o estudante poderá optar pela redução do percentual de financiamento, mas não há possibilidade de aumento do percentual.

 

Quem pode se candidatar
 
Pode solicitar o financiamento pelo Fies o estudante que não concluíram curso superior mas que participaram do ENEM – Exame Nacional do ensino médio a partir do ano de 2010, com nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. Será necessário para validação da inscrição, comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.   
 
Taxa de juros - 6,5% ao ano para contratos a partir de 2015/2, para todos os cursos.
 
Taxa trimestral - o pagamento é trimestral (valor máximo R$ 150,00 por trimestre). A partir da assinatura do contrato, o acadêmico deve pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o valor do financiamento.
 
Prazo de amortização do financiamento - o saldo devedor poderá ser pago no período de 03 vezes o prazo de utilização do financiamento, ou seja, se o estudante utilizou o Fies durante 4 anos de graduação, por exemplo, poderá quitar o saldo devedor em até 12 anos.
 

Etapas da inscrição até a contratação do financiamento do FIES

 

  • Acompanhe as datas estabelecidas pelo calendário do FIES.
  • Aguarde a divulgação do MEC da pré-lista com os selecionados. Caso seja pré-selecionado, você deverá concluir a inscrição no prazo estabelecido através do endereço eletrônico sisfiesportal.mec.gov.br.
  • As informações da sua inscrição no FIES, serão analisadas e validadas pela CPSA - Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, situada na sala 106 do bloco A no Câmpus 1 da FURB. Fique atento ao prazo desta validação. Se houver perda de prazo, a inscrição é cancelada pelo MEC e a vaga é redistribuída para outro candidato da lista de espera. Importante: o prazo é estabelecido pelo MEC e o estudante deverá comparecer a CPSA - Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento com os seguintes documentos: certificado de conclusão de ensino médio, cópia e original dos seus documentos de identificação (RG e CPF), além do comprovante da sua residência (conta de água, luz ou telefone). Para confirmação da renda familiar, o grupo familiar deverá apresentar, além dos seus documentos de identificação, também os seus comprovantes de renda. Caso o estudante seja menor de idade, os pais ou responsável pelo menor deverá estar presente para validação da inscrição junto a CPSA. Lembrando que a CPSA, poderá solicitar novos documentos para confirmar ou não a inscrição do estudante.
  • Com a validação da CPSA, o estudante recebe a DRI – Documento de Regularização de Inscrição, onde ele e os seus fiadores (depende se haverá ou não fiador, pois o tipo de fiança é escolhida pelo estudante no ato de sua pré-inscrição e também deverá ser aprovada pela CPSA) deverão comparecer também no prazo definido pelo MEC no agente financeiro (instituição bancária conforme a sua escolha no ato da inscrição no SisFIES), para que o agente financeiro possa analisar a documentação e formalizar a contratação do financiamento do FIES. Se houver a perda do prazo na instituição bancária, a inscrição é cancelada e a vaga será distribuída para outros candidatos da lista de espera.
  • Com o contrato assinado no agente financeiro, o estudante deverá retornar a CPSA, com uma cópia deste contrato, para que a DAF – Divisão de Administração Financeira, possa inserir no sistema, concedendo o desconto, conforme percentual do financiamento.
  • Informações: daf@furb.br3321-0314, 3321-0316, 3321-0317 e 3321-0452.

 

Aditamento do contrato do FIES é a renovação semestral do contrato de financiamento estudantil. A partir do semestre seguinte àquele em que é contratado o financiamento, o acadêmico fica obrigado a renovar (aditar) o contrato no início de cada semestre letivo, conforme prazo definido pelo MEC – Ministério da Educação.
Em breve a DAF – Divisão de Administração Financeira, enviará e-mail aos acadêmicos mutuários do FIES, com os novos procedimentos de aditamento do contrato e o prazo que o MEC iniciará os aditamentos.
Dúvidas, utilize nossos canais: e-mail daf@furb.br e telefones: (47) 3321-0314, 3321-0316 e 3321-0317.
 

» Contato

 


Painel