Número de beneficiados por bolsas do Governo de SC na FURB sobe para aproximadamente 3,1 mil estudantes
Por Camila Maurer [26/05/2025] [13 h59]
Benefício contempla cerca de 40% do total de estudantes de graduação da Universidade
No primeiro semestre de 2025, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) ampliou o acesso às bolsas do Programa Universidade Gratuita para 631 novos estudantes, além de ter renovado o benefício concedido a 1.591 estudantes que já haviam sido contemplados nos anos anteriores. Com esse acréscimo, o total de estudantes beneficiados na FURB passa a ser de 2.222.
Além destes valores, há também estudantes da graduação contemplados com bolsas do UniEdu, programa anterior que se encontra em fase de transição e finalização, chegando-se ao total de aproximadamente 3.100 estudantes beneficiados com bolsas do Governo de Santa Catarina. Tal valor corresponde a cerca de 40% do total de estudantes de graduação da Universidade.
Os recursos repassados pelo Estado à FURB em 2025 somam mais de R$ 70 milhões. O processo de concessão de bolsas segue critérios estabelecidos pela legislação e abrange os 41 cursos de Graduação presenciais oferecidos pela instituição. Os editais de seleção e resultados são publicados em furb.br/ug.
Sobre o Programa Universidade Gratuita
O Universidade Gratuita é um programa de assistência financeira estudantil instituído pelo Governo do Estado de Santa Catarina que objetiva fomentar a educação superior em nível de Graduação. O programa tem permitido o ingresso e a permanência no Ensino Superior através da concessão de bolsas que cobrem 100% do valor das mensalidades de qualquer curso escolhido pelos candidatos nas instituições participantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, mais de 46 mil benefícios já foram concedidos pelo programa desde 2023, considerando todas as instituições de Ensino Superior participantes.
Em Blumenau, apenas a FURB se enquadra nos critérios legais para participar do programa. A concessão de bolsas aos estudantes segue os critérios estabelecidos pela Lei Complementar n. 831/2023 e seus respectivos decretos. Para ingressar no programa, é preciso estar regularmente matriculado; ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há, pelo menos, cinco anos; possuir renda familiar inferior a 4 salários-mínimos per capita para cursos em geral e 8 salários-mínimos per capita para cursos de Medicina e não ter tido uma primeira graduação integralmente custeada com recursos do governo do estado. O processo de seleção para a concessão de bolsas do Universidade Gratuita é feito por meio do índice de carência (IC), um valor atribuído a cada candidato pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da universidade com base na situação socioeconômica comprovada pelos estudantes por meio da documentação solicitada.
Além do Programa Universidade Gratuita, estudantes da FURB contam com outros mecanismos de apoio à permanência, como o programa de financiamento estudantil Flex FURB, além de bolsas de pesquisa e extensão. Estudantes que têm dúvidas sobre o processo de concessão de bolsas, financiamentos ou outras políticas de permanência, devem procurar a equipe da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), que atende na Praça do Estudante, no bloco A do campus 1 da FURB.