Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB amplia capacidade de análise com aquisição de novos equipamentos

Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia da FURB amplia capacidade de análise com aquisição de novos equipamentos

Foto: Carlos Henrique Koch

Ampliação foi viabilizada pelo programa MultiLab SC da Fapesc

 

O Laboratório de Análise de Combustíveis e Cromatografia (LAC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) está ampliando sua capacidade de análise a partir da aquisição de novos equipamentos. Os recursos foram viabilizados por meio do edital 15/2023, o “Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada” da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto “Ampliação do Laboratório Multiusuário de Análise de Combustíveis e Cromatografia para Atuação em Projetos Ambientais e de Transição Energética”, coordenado pelo professor Vinicyus Wiggers, recebeu o montante de 2,4 milhões de reais, o maior investimento em infraestrutura de pesquisa da história do laboratório. Segundo Wiggers, o investimento vai permitir ampliar a gama de atuação do laboratório de modo a contemplar demandas emergentes de projetos energéticos e ambientais que exijam a caracterização de possíveis combustíveis sólidos e gasosos, por exemplo.

O laboratório, localizado no campus 2 da universidade, oferece serviços de análise de combustíveis, além de análises de cromatografia e outros ensaios químicos para empresas e pesquisadores internos e externos. Em março deste ano, o LAC atingiu a marca de 1 milhão de ensaios analíticos realizados desde o início de suas atividades, entre prestação de serviços e demandas de pesquisa. O laboratório já prestou serviços para mais de 150 empresas e já arrecadou mais de 25 milhões de reais.

O LAC foi fundado em 1998 e se tornou pioneiro na análise de combustíveis líquidos no país, tendo atuado junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP) no monitoramento da qualidade de diversos tipos de combustíveis. Atualmente, o laboratório integra o Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel (PMQBio) da ANP. Nos três estados do Sul do Brasil, cabe ao LAC coletar e analisar amostras de 15 plantas de produção e 41 bases de distribuição duas vezes ao ano para garantir que nenhuma alteração ocorra no caminho entre a indústria e o consumidor.

Além do pioneirismo e da relevância social, o laboratório também é reconhecido pela confiabilidade dos resultados que fornece. O LAC é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na norma ISO 17025. “Isso traz confiabilidade para os resultados emitidos. Nós somos auditados por esse órgão e por auditorias internas, em que contratamos um auditor para avaliar o nosso trabalho”, destaca Dilamara Riva Scharf, gerente técnica do LAC.

A estrutura do laboratório também é empregada na realização de pesquisas nos Programas de Pós-Graduação da universidade. Mais de 100 pesquisadores internos e externos já se beneficiaram das atividades do laboratório ao longo de sua história.

 

 

Projetos aprovados pela FURB no programa Multilab SC somam mais de 7 milhões

 

Além da ampliação do LAC, o Edital de Chamada Pública 15/2023 da Fundação de Amaro à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) concedeu recursos a outros dois projetos da universidade: a ampliação da Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários e de Serviços (CLAIMS), coordenado pelo professor Jürgen Andreaus; e a transformação do Herbário da FURB em um centro de estudos da biodiversidade catarinense, sob a coordenação do professor André Luís de Gasper. Os recursos destinados aos três projetos aprovados pela FURB neste edital ultrapassam os 7 milhões de reais.